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Pós-COVID: estratégias para o mercado hoteleiro voltar à normalidade

Passado o auge da pandemia que envolve o Coronavírus (COVID-19), as pessoas continuarão suas vidas normalmente. Porém, sempre com o sentimento de “trauma e stress” diante do que passamos.  As consequências desse acontecimento já marcam o ano de 2020 e não só para a hotelaria, mas para a economia global.

Quem me conhece sabe que sou apaixonado pela Indústria do Turismo, em especial hotelaria. Desde muito cedo venho trabalhando neste segmento e sempre estou buscando aprender e melhorar, aprimorando tudo o que envolve esta profissão. 

Estudo muito este mercado, leio, pesquiso, procuro estar cercado de pessoas que possam agregar valor a esta profissão e vejo quanta gente boa está envolvida nesta causa para juntos apresentarem possíveis soluções pós-pandemia.  

Impactos na possível redução da folha de pagamento

No Brasil, os hoteleiros continuam aguardando um posicionamento final do governo federal, que possivelmente poderá ajudar tanto o empresário, como também os empregados neste setor. Afinal, um depende do outro.

Caso não ocorra uma ajuda mútua por parte do governo federal, outros problemas podem ser agravados, ocasionados por uma possível redução na folha de pagamento na hotelaria em geral. 

Cabe aqui à hotelaria no Brasil visualizar através de suas várias associações o que o mercado internacional tem aplicado para suportar essa crise desde já. Lembrem-se das melhores práticas em outro artigo, quando mencionei a necessidade de que os hoteleiros se unam nesse momento.

Em paralelo a isso, escrevi uma série de três artigos anteriores retratando esse importante assunto, onde abordo que os hoteleiros não devem esperar somente uma atitude do estado ou governo federal e, sim, em caráter emergencial planejar com suas equipes uma estratégia interna de tudo o que é possível reduzir, cortar, negociar.

Cada hoteleiro deve ter um plano de contingência

Por mais que venha ajuda do Estado, na minha visão ainda não será o suficiente para suportar a carga de despesas que tem um empreendimento hoteleiro, mesmo que este esteja fechado por um determinado tempo. Acredito sim que toda ajuda será muito bem vinda, mas cada empresário hoteleiro, gestor, empreendedor, administradora hoteleira deverá de imediato ter um plano emergencial de contingência no seu negócio.

Qual é o maior desafio hoje das empresas em aguardar uma ajuda do governo? Será que essa liquidez que estão abordando de fato chegará ao seu destino? Chegará ao seu hotel? Talvez esse seja mais um grande desafio do estado para com as empresas hoteleiras.

Caso você, hoteleiro, necessite de aporte financeiro de qualquer instituição financeira no País, dificilmente esses bancos deixarão de cobrar uma garantia do seu patrimônio. Por mais que vejamos iniciativas válidas, instituições bancárias nunca ficam no prejuízo. Podem até estender prazo, mas os juros estarão ali.

Uma vez não vendida a mercadoria, nunca mais se vende

Para que a hotelaria siga seu caminho, precisa de caixa para suportar a sua operação. O custo fixo de um empreendimento hoteleiro é muito pesado e, somado às despesas variáveis, torna-se ainda mais desafiador manter a operação sem que ocorram receitas entrando no negócio de imediato.

Vocês lembram da greve dos caminhões em 2018? Após a greve, a retomada das empresas hoteleiras sempre é de forma lenta, pois uma vez não vendida a mercadoria, nunca mais se vende. É uma analogia macro para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo financeiro que vai ocorrer caso não haja um planejamento estratégico que ajude a gestão neste momento tão difícil.

Valorização da área de Business Intelligence

O ano de 2020 para a hotelaria é para se esquecer ou tirar um grande aprendizado disso tudo e recuperar o máximo possível para que 2021 volte à normalidade. Gostaria de recomendar aqui profissionais de BI (muitas empresas hoteleiras não tem essa função e muitos ainda infelizmente não acreditam neste profissional).. 

Explico: agora é a hora de valorizar e muito sua equipe de Business Intelligence (BI), profissionais estratégicos de vendas e relacionamento com o mercado. Aos hoteleiros que não acreditam no profissional de BI, cuidado para não entrarem numa guerra tarifária “brigando” com produtos menores ou inferiores do que o seu pensando somente na sua sobrevivência.

Hotelaria deve se recuperar mais rápido do que outros setores

Aqueles hoteleiros que não gostam de trocar informação ao mercado, achando isso uma perda de tempo, terão que mudar de pensamento. Vejam vocês agora o quão será importante analisarem em conjunto a sua cesta competitiva do seu mercado.

Analisando as informações que se apresentam no mercado chinês, especialistas deste mercado demonstram otimismo para o mercado de hotelaria. Outros surtos semelhantes ocorreram no País no passado. Portanto, o setor hoteleiro deve ter uma recuperação mais rápida frente outros mercados

Trazendo para a nossa realidade, pós-coronavírus (COVID-19) as pessoas ficarão pouco receosas, mas seguirão suas vidas normalmente, promovendo a retomada lenta da economia. É o que espero e acredito.

Fica a reflexão para todos: o planeta está pedindo 40 dias para respirar e, que enquanto o planeta se recupera, nós precisamos nos resguardar.

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