Pular para o conteúdo

Ser líder na hotelaria quer dizer trabalho e…mais trabalho

O senso comum acredita que, quando um líder atinge o topo, o trabalho vai diminuir. Para os que cultivam esse pensamento, sinto dizer que, infelizmente, o topo nunca chegará a essas pessoas. E falo isso com a tranquilidade de quem já muito trabalhou e continua trabalhando mesmo liderando um dos maiores resorts do Paraná. O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Acontece que a equipe no entorno do líder o observa atentamente. Qualquer gesto ou postura serve de espelho a quem é liderado. E é uma grande responsabilidade corresponder a essas expectativas. Por isso, chegando ao topo, agradeça por receber mais trabalho e mais responsabilidade sobre os seus ombros. Eu, como tenho uma relação de gratidão ao trabalho, não é esforço atuar rumo à excelência todos os dias. Se para você é, procure um trabalho que o realize.

Aquela imagem do diretor-presidente recostado em sua cadeira com as pernas cruzadas sobre a mesa é utopia, ilusão. Quem é líder, seja de pequenas ou grandes equipes, tem um papel a cumprir. E isso não se faz apenas “delargando” aos subordinados. Vem de nós o exemplo para que as pessoas possam valorizar o trabalho bem executado, do começo ao fim.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário

E quero compartilhar uma experiência própria, que conto no meu livro “Para uma trajetória de sucesso na hotelaria”. Certa vez, “apanhei” muito de um chefe, mas minha motivação foi maior do que qualquer adversidade. E como agradeço a esse brilhante profissional por ter me escolhido para compor o comitê executivo daquele hotel. E como sou grato por todas as conversas, cobranças, pressões, puxões de orelha, visão, enfim, tudo. O fato é que agradeço demais por ter tido grandes líderes, os quais me exigiram ao extremo para que, efetivamente, eu pudesse ser um hoteleiro que busca aprender sempre e melhor.

Não importa se você está numa grande rede ou num hotel de menor porte. O importante é ser hoteleiro na acepção da palavra, estar cuidando de gente, das pessoas que escolheram o seu hotel para passar bons momentos, com qualidade, conforto e segurança. Se você sente vaidade, orgulho e é arrogante por trabalhar em algo que considera ser o melhor, tome cuidado. O mundo da hotelaria pode ser cambiante. Hoje você pode estar bem posicionado, mas amanhã não. Nunca julgue ser melhor do que os outros ou desdenhe deste ou daquele hotel ou profissional. Você nunca sabe o dia de amanhã e, em algum momento, você poderá precisar daquele hotel, daquela empresa, daquele profissional.

Vão aí algumas lições que aprendi – e continuo aprendendo – na hotelaria:

Valorize a sua equipe

Um grande líder precisa antes de tudo ter foco na equipe, nas pessoas. Elas te darão o restante. Resultados são fundamentais para o negócio, mas não são tudo. Antes vêm as pessoas e a valorização delas num time.

Não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos

Trabalhe com pessoas que saibam mais do que você. Desapegue-se do seu ego de que você sabe tudo e os outros nada. Ensine as pessoas a saberem o que é uma prestação de serviços focada na excelência e faça isso com respeito e dignidade, valorizando sempre o que o outro traz de bagagem.

Surpreenda sempre os hóspedes

Devemos aproveitar as oportunidades para surpreender nossos hóspedes, atentos aos seus gostos, desejos, pedidos. E, ainda mais com redes sociais, esse trabalho se torna fácil identificar. Fico aborrecido quanto ouço algo do tipo “eu ainda não olhei, não vi, não me passaram, não tive tempo disso ou daquilo”. Isso é realmente lamentável partindo de profissionais que ocupam posição estratégica em seus hotéis. Se esse é seu caso, é preciso repensar o que você entende como liderança.

Seja exemplo

Seja o número 1 em dar exemplo. E dar exemplo não é falar bonito, mas se conquista no dia a dia, na prática. São nas pequenas e simples atitudes que você vai construir a sua imagem, tanto para o bem quanto para o mal. Ser coerente e transparente transmite segurança e confiança aos que cercam um líder. Pense nisso – e aja sobre isso.

 

Faça um comentário