Pular para o conteúdo

2021: o que nos aguarda na hotelaria? 

Existem pessoas e empresas especializadas no nosso setor de hotelaria que podem agregar muito valor nos ajudando muito a visualizar o futuro da nossa indústria.

Nos meus artigos, eu trago provocações saudáveis, aquilo em que eu acredito baseado unicamente na minha vivência hoteleira e todos os conteúdos que tenho pesquisado no mundo todo.

O nosso universo hoteleiro já está sofrendo uma grande mudança no poder de decisão de compra e o que nos cabe enquanto responsáveis e empreendedores neste segmento é nos preparar para estas mudanças, que são inevitáveis. 

O que eu, Bernal, consigo visualizar no nosso segmento para 2021? Aqui vou concentrar os meus palpites, que muitos chamam de tendências da hospitalidade.

  • Sustentabilidade é o futuro para a nossa hospitalidade

O que eu quero dizer com isso é que você precisa olhar para o seu negócio lá na frente, ou seja, conhecer quem vai efetivamente usar, comprar o seu hotel.

O seu futuro hóspede um pouco lá na frente vai querer se hospedar em hotéis que lhe ofereçam sustentabilidade e isso pode parecer “absurdo” para este momento, mas é uma das tendências que vai lhe exigir esse enquadramento no seu negócio e você não poderá evitar.

Caso queira que a sua operação hoteleira esteja com uma ocupação no mínimo que lhe dê o BEP (ponto de equilíbrio). Seu futuro cliente irá lhe “pedir” que você apoie questões socioambientais.

Portanto comecem a mostrar isso ao mercado, desde já. Aqui deixo uma reflexão para todos nós. Seu hotel/resort tem impactado o que na sua região, estado, mundo?

Você vai precisar transmitir essa confiança para seu cliente. Pode parecer exagero, mas sua equipe de vendas vai precisar apresentar o seu produto muito além do tamanho do quarto, localização, café da manhã, etc.

Seria muito bom que o seu time de vendas saiba também tudo o que o seu hotel faz em termos de sustentabilidade, saúde, bem-estar, criando uma experiência de conexão com seus valores para seus hóspedes.

  • Pensar e agir pequeno dá o mesmo trabalho que pensar e agir globalmente

Pode parecer estranho, mas por que eu não posso ter um % considerável de clientes que possam vir além da minha área primária, secundária, mercados domésticos?

Será que o meu produto hoteleiro não consegue realizar um trabalho de forma internacional para que eu possa receber clientes além do meu dia a dia?

Daqui a pouco, as fronteiras reabrem, haverá um acompanhamento melhor para o tratamento da Covid-19 e as pessoas estarão sedentas por viajarem para o mundo inteiro.

O que eu visualizo é que haverá um aumento significativo de inúmeros mercados planejando, buscando e realizando viagens internacionais. Hoteleiros, vocês não podem se dar ao luxo de ignorar os efeitos desta globalização.

Isso já está acontecendo há muito tempo e cada vez mais com solidez. Sua equipe de vendas já deveria estar olhando para estes inúmeros mercados, pois acredito que há grupos internacionais dispostos a viajar para o Brasil como nunca antes e vocês estão esperando o que para colocar suas estratégias de visibilidade para atrair esses grupos, eventos para o seu hotel? 

  • Evolua ou morra

Quem lá atrás torceu o nariz para o Airbnb, agora está tendo que engolir a seco, pois ele se torna cada vez mais forte na indústria da hospitalidade. Por outro lado, ou você, como prestador de serviços, melhora ou morre.

Hoteleiros tiveram que se reinventar e buscar melhores práticas do seu mercado. Palavras-chaves para a hotelaria do futuro: criatividade, compartilhamento, acessibilidade, flexibilidade, experiências, limpeza, localização, ser autêntico, sustentável.

E isso na minha visão, é um enorme valor da hotelaria que o Airbnb muitas vezes não consegue oferecer.

  • Reinvenção constante

Grandes hotéis, resorts com infraestruturas enormes de eventos terão seu pico normalizado e continuarão a crescer. Muitos já se reinventaram para gerar pequenas demandas. Logo, continuem sendo “agressivos”.

Acredito que haverá um crescimento decente nos próximos anos. Diante desta percepção saudável para o mercado lá na frente, reforço aos hoteleiros que continuem reinvestindo em suas propriedades, renovem suas operações, se tornem cada vez mais competitivos.

Porém, sem esquecer o seu principal investimento que são as PESSOAS. Treinem, treinem, capacitem, capacitem, orientem, orientem, peguem na mão e façam as pessoas entenderem sua missão, visão, valores e principalmente seu propósito como negócio.

A hotelaria do futuro continuará sendo alimentos e bebidas, viagens, experiências, turismo, hospedagens, entretenimento e lazer.

Essa é a nossa essência e o Brasil é muito rico e pode agregar muito valor para esta indústria cada vez mais e mais.

Eu acredito piamente que, com a profissionalização da nossa indústria, será cada vez mais e mais exemplo de hospitalidade para o mundo inteiro. Que venha 2021!

Faça um comentário