Pular para o conteúdo

Se eu pudesse contribuir um pouquinho para o mundo da hospitalidade, eu diria…

O que de fato nos motiva para seguir em frente com a hotelaria? Por que muitos jovens desistem desta carreira já tão cedo? Conheço muita gente que fazem exatamente isso (desistem), pois passam algumas situações que abalaram sua autoconfiança e se frustam logo de inicio na carreira. Pense um pouco. Todos nós conhecemos alguém que lá no fundo se sente fracassado e com isso tende a usar certo cinismo com acidez como auto-defesa para “amenizar” sua dura rotina no segmento de prestação de serviços. Ta cheio de gente ligada no automático, não é verdade? Você já viu alguma máquina se entusiasmar com alguma coisa? pois é! ta cheio de gente assim, robotizada, sem alma, sem vida, sem brilho nos olhos. Liga no automático e vai levando a vida. Nem todos chegarão lá, mas me refiro aos profissionais que pararam no tempo e buscam desculpas de estarem muito ocupadas para darem como justificativas o querer aprender e crescer cada vez mais.
Muitas pessoas desistem facilmente, por não ter chegado ao topo. Ao longos dos anos vamos perdendo a nossa potência. Mas esse é possivelmente a chave para melhorarmos como pessoa e profissionais. Podemos sempre dar mais além da nossa capacidade. Muitas vezes, eu brinco que a sala das empresas, dos hotéis, recursos humanos, viraram “muro de lamentações”. O tédio nas companhias é o mal do profissional hoteleiro. Tome cuidado com sua carreira, se assim podemos dizer antes de você desistir. Todos os dias podemos aprender com a vida, com nossos erros, falhas e frustrações.
Se a vida é uma festa, esqueceram de me convidar. Já ouviram esse ditado? Todos os dias é dia de aprendizado, basta você aceitar. Lembre-se, ninguém pode te dar aquilo que ela não possui. Aceite e encare que a vida não é fácil, e nós estamos aqui para aprender, estando novo ou velho, sofrendo e por ai em diante. A vida passa muito rápido, o tempo é cruel, não volta, por isso você tem que se permitir aprender diariamente. Uma coisa é fato, sozinho não chegamos a lugar algum e a vida sozinho pode ser deprimente. Não é verdade? Saiba administrar suas pressões, evite ser ansioso e tantas outras coisas que nos deixam mal neste mundo corporativo.
Falarei muito em aprendizado, pois não é exclusivo de que é apenas dos jovens. Acho que muitos ainda não sabem, mas, eu literalmente escolhi sair da favela (e jamais deixarei de honrar minhas raízes). Ao longo de tantos anos trabalhando com hotelaria, aprendi um pouquinho que devemos trabalhar para nós mesmos. Infelizmente o que vou dizer é a realidade, dura e crua: Empresas não pensam em funcionários, pensam em lucro, resultados. E quem trabalha, o funcionário também pensa desta mesma forma. Você conhece alguém que tentou te derrubar? passar a perna? na sua frente é uma coisa, mas, quando você vira as costas, é uma navalha que corta você sem que você possa perceber e ai é pode ser tarde demais. Conheço muita gente que para subir de cargo, não messa esforços. Infelizmente está cheio de gente assim. Cuidado! O tempo diz sobre o caráter das pessoas. Acredite…
Você já teve aquela sensação de que você se mata para trabalhar, para conseguir o que você almejava e quando você consegue, se sente vazio? O que será que houve? Você já ouviu alguém dizer que quanto mais você cresce, mais você apanha? Esse é o nosso mundo corporativo. Quando paramos para analisar nossa vida na hotelaria é difícil entender nossos planos, objetivos e o quão longe podemos estar de tudo aquilo que imaginamos para a nossa vida. Na hotelaria não há rotinas, assim como em nossa vida, muitas vezes também não há. Tudo pode acontecer. É imprevisível. Portanto eu acredito que o nosso principal objetivo é aprender e crescer com os nossos erros e falhas. Não há perfeição na hotelaria, todos os dias você vê erros sendo cometidos por pessoas e você precisa ser melhor do que tudo isso, senão você fica louco. Até breve, Um abraço,

Faça um comentário