Pular para o conteúdo

Coronavírus: é hora dos hoteleiros darem as mãos uns aos outros

Recentemente tive a oportunidade de presenciar uma importante Live com grandes empresários de vários segmentos, pensadores estratégicos trazendo insights importantes para o momento em que estamos vivendo, o da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Já mencionei em outro artigo sobre o Coronavírus e as consequências para a hotelaria, mas o momento agora é de levar a informação a todos de forma construtiva e positiva diante do caos em que estamos passando.

Quero transmitir alguns destes insights e aproveitar para provocar uma discussão saudável que pode ser benéfica e possivelmente útil a todos os hoteleiros, sejam empreendedores voltados para a hotelaria econômica, midscale, luxo, resorts, redes e hotéis independentes.

Estratégias para reduzir os impactos social e econômico

A principal preocupação destes grandes executivos se voltam para os funcionários, as pessoas. Ter estratégias inteligentes, muita criatividade e esforço conjunto. Posso citar pequenas sugestões como:

  • Avaliar as pessoas para tirar férias;
  • Reduzir o impacto da sua mão de obra, folha de pagamento em 25% a 30%;
  • Reduzir carga horária dos funcionários.

A importância de se ter estratégia de longo prazo é fundamental. Porém recomeçar sempre, sabendo a hora de parar. Se precisar dar um passo para trás, faça e esteja consciente disso. Essa crise vai passar . Tenha total resiliência e segure essa pressão que acontece sobre os negócios. Vamos superar isso juntos!

É hora de compartilhar as melhores práticas

Hoteleiro, compartilhe com seus colegas suas melhores práticas. Sugiro que todos estejam juntos nesta mobilização, trazendo uns para com os outros boas energias.

Saiba lidar com as críticas (na verdade ninguém tem esse domínio) , mas tente não se importar 100% com as críticas recebidas no seu dia a dia. Escolha a melhor crítica na sua opinião e busque colocar em prática na sua gestão.

O que importa é quem está lhe dizendo e não o que estão dizendo. Agora é o momento de você, hoteleiro, ser o seu produto, ou seja, esse é o momento de você se reinventar, saber se vender.

Tempos difíceis passam, pessoas fortes ficam

O mundo está parando para uma grande reflexão: como vamos nos tornar um ser humano melhor. Tenha agilidade, tome iniciativas e atitudes rápidas agora.

Tempos difíceis passam, pessoas fortes ficam. Agora é a hora dos hoteleiros se unirem na prática e ajudarem uns aos outros. É momento de deixar o ego de lado e pensar que, do outro lado da rua, também se encontra um hoteleiro com as mesmas dificuldades que você, no mesmo barco. Por que não estender a mão? Talvez essa seja a maior lição que o Coronavírus está nos forçando a entender.

Todos aqui temos responsabilidade social. Apoie suas equipes, ajude seus times , colabore com seus funcionários, ajude as famílias dos seus funcionários.

É durante as “vacas gordas” ou colheitas saudáveis que você tem que se preparar para a guerra ou para momentos como o que estamos vivenciando.

@NilsonBernalHotelier

Faça um comentário