Pular para o conteúdo

O jeito americano de ser e agir

Depois de vários anos atuando na Indústria da Hospitalidade brasileira e pensando sempre estrategicamente no desenvolvimento, aprendizado, crescimento e investimento na minha carreira, tomei a decisão de vir para os Estados Unidos para consolidar a minha  experiência internacional.

Cabe citar aqui que na minha trajetória hoteleira no Brasil estive por 15 anos atuando em cargos estratégicos numa companhia comandada por americanos. Na minha opinião, ter trabalhado com diferentes culturas, dentre elas a americana, fez toda a diferença no meu aprendizado. 

O que vou contar agora pode ser um roteiro para quem está nessa sintonia e, para quem não está, serve de relato sobre como tem sido viver nos Estados Unidos.

Roteiro para quem sonha morar nos EUA

Para conseguir escrever este artigo com propriedade, desde a minha chegada aos EUA, já procurei frequentar uma escola de inglês pública. E por que pública? Justamente para comparar com outras instituições e validar metodologias e eficiências do ensino. 

No primeiro mês que cursei essa escola, pude perceber que ela é frequentada por alunos do mundo inteiro. São inúmeras nacionalidades que buscam aprender o idioma.

Essa escola é mantida pelo governo e oferece gratuitamente aulas diárias de inglês. Eu a classifico como “survival english” para quem acabou de chegar aos EUA e precisa aprender o idioma para se comunicar de forma básica e aprender o que só a vivência do dia a dia pode mostrar. Porém, nesta escola você pode chegar sem falar nada e sair fluente. Vai depender da sua dedicação. 

Professores nativos, gentis e comprometidos

A escola é um espetáculo, com professores extremamentes dedicados e preparados, em sua maioria nativos como eles chamam. A equipe e a coordenação são super gentis e amáveis. Também fui muito bem recebido por todos.

Nestes poucos dias que fiquei na escola (e faço questão de repetir para poder escrever este artigo), notei a seriedade com que a escola atua sobre sua missão de ensinar o idioma. 

Pude notar ainda que muitos alunos desistiram ou faltavam muitas vezes. Americano gosta de coisa certa, são diretos e objetivos e não têm tempo para ficar com sentimentalismo com aluno, não importa de qual país se originam as pessoas. Prevalece sempre o respeito. 

 

Muitas vezes notei que alunos não falavam inglês em sala de aula, queriam falar seu idioma e com isso professores chamavam a atenção. “Vocês querem falar inglês ou querem continuar falando somente a sua língua?” – questionavam. 

Essa postura me agrada muito, pois um professor nos EUA é muito respeitado e os alunos que não seguem essa rotina dura de estudos deve se retirar na sala e dar lugar para outro, o que é justo e certo.

Aprendizado sempre

Após esta minha curta experiência nesta escola para exatamente entender a dinâmica de uma escola pública, mudei para uma escola particular, a qual continuo estudando diariamente quase 24 horas. 

Durante a pandemia do coronavírus, me ocupei escrevendo livros, artigos, participando ativamente de inúmeras lives de negócios e dando apoio para alguns investidores neste segmento hoteleiro. 

 

Tive a oportunidade de ser aprovado para um curso oferecido por uma das melhores universidades dos EUA. Durante a quarentena, essa instituição ofereceu para milhares de alunos do mundo todo um curso voltado para hotelaria.


Foi mais uma oportunidade de aprendizado com executivos hoteleiros dos EUA. Neste curso muito se falou em temas que vou frisar para você. Muitos deles eu já mencionei em meus livros e artigos, outras eu busco acrescentar à carreira. Eis:

Conhecimento
Habilidades
Comportamentos
Atitudes
Competências
Curiosidade
Paixão em ser, estar hoteleiro
Performance
Liderança
Gerenciamento
Ser exemplo
Comunicação
Pertencimento
Criar experiências memoráveis para os hóspedes
Voluntariado
Educação
Hoteleiro de verdade deve eliminar a palavra (it’s not my job)
Foco em aprender
Educação on line
Aprendizado enquanto está em casa e após continuar
Branding
Networking
Melhores recursos (Better resources)
Flexibilidade
Criatividade
Abraçar a tecnologia
Paixão,  educação,  dedicação
Personalizar serviços
Engajar
Tempo de resposta
Pontualidade
Energia
Nunca pare de estudar 

Outra observação que faço é que muita gente que trabalha na Hotelaria não tem formação formal em hotelaria. Por isso, descubra,  vá atrás das informações, faça conexão com as pessoas, tenha organização e, se você é da área hoteleira, preste atenção aos detalhes. Respeite a cultura da empresa, tenha resiliência, tenha espírito de servir e construa uma reputação própria.

Além disso, tenha indicadores sempre à mão, crie uma carreira na qual estratégia, procedimentos, KPIs, marketing e forme time de excelência. Todas essas características precisam fazer parte do seu DNA.

Hotelaria pós-pandemia

Um outro item que agora faz parte do discurso de todo e qualquer hoteleiro é a adoção de protocolos sanitários. E isso passa por vários aspectos, desde o cuidado com a higiene e limpeza em si até pela escuta ativa de melhorias que podem vir por parte do seu funcionário e hóspede.

Essa crise causada pelo coronavírus nos mostrou que é necessária a atitude de resetar o passado, começar do zero e entregar a melhor experiência. Nada será como antes e em um dos artigos que escrevo sobre a pandemia que paralisou a hotelaria.

Além disso, é preciso que o gestor dê excelentes condições de trabalho para sua equipe, fazendo todos se sentirem importantes todos os dias. Essa é uma atitude que nem todos os gestores possuem, porque ficam dentro de seus aquários e não vão até o campo, onde tudo acontece

É preciso mudar esse mindset e estar presente, junto com o time. Isso é adotar um alto nível de excelência, a começar pela liderança. Ela é o espelho da equipe.

Logo, tenha respeito e ame genuinamente as pessoas, relacione-se, motive suas equipes, seja um resolvedor de problemas dando liberdade para que as pessoas possam chegar até você sem melindres.

Ao profissional de hotelaria e cuidados com a construção de sua própria marca. Por isso, sugiro atualizar sempre seu curriculum vitae ou resumè fazer networking constantemente, conectar-se com pessoas do seu meio e fora dele, além de ser extremamente criterioso e cuidadoso com suas redes sociais. Elas falam muito sobre como você é e o que pensa.

Por fim, quero te dizer para não desistir dos seus sonhos. Funcionários felizes são iguais a hóspedes felizes que é igual à melhor rentabilidade. Pense no seu EQUITY. Tenha paixão por esta brilhante profissão.

Faça um comentário