Pular para o conteúdo

Somos todos professores e aprendizes

Ser professor ou servir de orientador, direcionador ou apoiador é muito mais do que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Como toda profissão, exige muito esforço, preparo, conhecimento, estudo, pesquisa e dedicação. Além disso, requer do profissional responsabilidade, compromisso e muito comprometimento.

Fazendo um comparativo entre professores e hoteleiros, ambos de alguma forma sabem que seu objetivo maior também é ensinar, uma vez que engloba a habilidade de saber se relacionar, ter empatia e entender o momento de cada indivíduo.

Professor tem que saber conduzir… Hoteleiro também.

Professor tem que acompanhar … hoteleiro igualmente.

Professor tem que compartilhar seu conhecimento e experiências… hoteleiro faz isso todos os dias.

Professor tem que trazer informação, fazer o outro enxergar, aprender, crescer e se desenvolver … hoteleiro também possui essa missão.

Professor tem que mostrar o melhor caminho, pegar na mão, ter respeito, compreender o outro… hoteleiro também.

Para que uma gestão seja mais eficiente e eficaz, o hoteleiro sabe que é fundamental saber conduzir seu time, apresentando a todos o seu desenvolvimento constante, focado em melhorias, performance, resultados, melhora na prestação de serviços.

Tempo, treinamento e orientação

Cuidado para não exigir aquilo que as pessoas não vão lhe dar. Esse é o maior desafio já existente e só com o tempo, por meio de muito treinamento e orientação, será possível superar essas dificuldades do dia a dia.

Não importa o tamanho da sua empresa, do seu hotel, resort, tão pouco não importa se é professor da área infantil, fundamental, ensino médio, faculdade, universidade, pós. Em todas as profissões será necessário conhecer e reconhecer cada funcionário, cada aluno e tratá-lo com respeito, atenção e entender o momento de cada um. Somente assim você conseguirá reter os talentos, sejam eles na empresa ou na sala de aula.

Dona Margarida, minha melhor professora

Tive vários professores, tanto no ensino formal quanto na hotelaria. A minha maior professora foi, sem dúvida, Dona Margarida Machado que, mesmo sem saber ler e escrever , me deu o maior ensinamento que um ser humano pode receber de sua mãe. “Assuma seus erros e falhas, não importa as consequências e jamais pegue uma bala que não lhe pertença”. Aliás, escrevi um artigo sobre como Dona Margarida me ensinou o valor do trabalho por meio de uma caixa de isopor e melancia.

Na hotelaria, além de um artigo que fiz especialmente sobre os líderes que me inspiram, sempre farei questão de repetir: Alceu Vezozzo Pai e Filho, Paul Sistare, Christer Holtz, Elias Rodrigues, Jorge Duarte, Gustavo Jarussi, Diversos proprietários, investidores e acionistas hoteleiros que tive a honra de trabalhar e aprender com todos.

 

Eu sempre estou aprendendo e isso ocorre todos os dias, com a sra camareira, da limpeza até os proprietários, donos de hotéis. Aquele que se diz saber tudo e não se permitir aprender mais, está fadado ao fracasso. Todos em algum momento tem algo a nos ensinar.

A todos os professores de todas as áreas, meu eterno agradecimento.

Faça um comentário