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Somos todos interdependentes na organização

Já passamos do tempo de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ou dos pseudo-líderes que acreditavam que bater na mesa iria era uma atitude capaz de criar respeito. Estamos na era da persuasão, do diálogo, da transparência, da ética nas relações. É mais do que necessário e vai fazer um bem enorme às organizações.

Isso não nos impede de sermos rigorosos, exigentes, cobrar resultados e metas. Mas a FORMA como isso acontece precisa ser humanizada. Afinal, eu preciso do resultado da minha área de reservas do mesmo modo que eu preciso que a cozinha prepare o melhor menu ao hóspedes. O meu trabalho como líder está no entendimento de que somos todos interdependentes, mesmo diante da hierarquia.

Quem não conseguiu captar isso está se aposentando da sua cadeira magistral ou está vendo os seus funcionários mudarem de empresa como revoada de pássaros. Ninguém se sujeita mais ao líder que não envolve a todos com uma maneira estratégica de ver os colaboradores. Há cobranças, sim. Há discussões, sim. Mas tudo precisa ocorrer dentro do respeito mútuo. É nisso que eu acredito.

Muitos hoteleiros nos dias de hoje sentem-se pressionados, porque as responsabilidades são imensas e variadas. No entanto, é preciso ter foco e não gastar sua energia fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Para isso, você tem equipe e a tendência de centralização já é sinal de que o estilo de liderar é ter tudo sob controle. Por isso, você deve ter a percepção e a sensibilidade para enxergar mais do que aqueles no seu entorno. Foi para isso que você ocupa o cargo de gestor e líder. Você precisa se concentrar naquilo que realmente a equipe está fazendo de importante, aquilo que vai causar impacto no seu empreendimento.

Aqui vão alguns insigths nesses anos que me dedico à hotelaria e podem fazer sentido no seu momento como líder:

Consistência

É preciso ter consistência na prestação de serviços e isso demanda muito esforço, capacidade de competição na essência e se posicionar, independente de seu hotel ser o mais caro da cidade. Basta justificar o motivo pelo qual tem esse preço, mas é primordial entregar a promessa de valor ao seu cliente.

Seja você mesmo

É normal vestirmos a chamada máscara social para atuarmos no mercado de trabalho. Porém, essa talvez não seja uma boa estratégia para o ramo da hotelaria, em que precisamos lidar com pessoas. Se você é avesso a elas por perfil comportamental, mais interessado em ficar fechado em frente a uma mesa, uma hora ou outra as pessoas vão perceber. De preferência que seja o pessoal interno e não o hóspede, que daí é um cliente a menos para seu hotel.

Sucesso sustentável

Sair da zona de conforto, ter humildade suficiente para observar quem são os líderes na área de sua atuação. Essas são atitudes que farão você trilhar o caminho da liderança com satisfação. Estude quem é referência para você, o que elas, fazem, como fazem. E então, você se tornará uma delas mas com a sua personalidade.

Por fim, quero dizer que todo líder é gente. E aquela máxima secular continua valendo, especialmente agora que estamos nos aproximando do Natal: trate os outros como você gostaria de ser tratado. Procure mais ajudar do que ser ajudado. Isso vale para o Natal e para os próximos 365 dias que virão. Obrigado a todos que me fizeram chegar até aqui, sou grato todos os dias pelas lições que aprendo e por ter a disposição de aprender com os olhos do garoto curioso e inquieto de Foz do Iguaçu. E você, é grato a quê? Feliz Natal e Ano Novo.

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