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Quero ser palestrante: por onde eu começo?

Trabalho por muitos anos num determinado segmento que é a hotelaria. E é chegada a hora de compartilhar com as pessoas tudo o que eu aprendi na minha profissão e carreira.

Um desses aprendizados é sobre a carreira de palestrante. É possível que você também tenha esse sonho, mas nem sempre você sabe por onde começar e, principalmente, quanto cobrar pelas palestras. Isso já passou na sua cabeça?

Quanto você vale?

Primeiro, pergunte-se: quanto custa a minha vida dedicada aos estudos, ao preparo, as leituras, as viagens, os cursos e  treinamentos dos quais participei, etc.

Enfim, todo o investimento que apliquei durante uma vida para me preparar na carreira e agora transmitir meus conhecimentos para outros via palestras vale quanto?

Quanto eu valho? Quanto custa a minha palestra? Quanto eu devo cobrar por este investimento? Comece essa reflexão de uma vida toda de dedicação e esforço que será diluída em suas palestras.

Esteja preparado: seu conhecimento será colocado à prova

Há inúmeros profissionais que estudam muito com seriedade e se tornam experts na sua área de atuação e, após longos anos de preparo e dedicação, começam a ser convidados a transmitir seus conhecimentos por meio de palestras para algumas empresas.

Quando isso acontece, você sabe dizer de imediato quanto custa o investimento para a empresa para você ir até eles e entregar o seu melhor?

Além disso, vocè terá que estar preparado, pois será colocado à prova, terá que saber se expressar de forma clara, transparente e com muita propriedade, saber debater temas polêmicos, sair deles com elegância e, principalmente, saber compartilhar toda sua história profissional e pessoal.

Lembro que estamos no século 21 e vivemos a era da tecnologia. Logo, há muita gente boa espalhada por aí que você consegue acompanhar através da internet, ver como eles se comportam e aprender.

Minha experiência

Eu tenho sido convidado para realizar palestras em diversas situações, seja em escolas técnicas, faculdades, universidades ou mesmo empresas e eventos corporativos. E, sempre que sou convidado, fico pensando quanto eu devo cobrar por minha palestra.

Às vezes temos que ter um cuidado imenso para não passarmos uma imagem de arrogância ou prepotência, pois não sabemos como está a disposição do outro em realizar este investimento.

Bom senso

Vivemos numa era que tudo tem que ser pensado com o olho no caixa. Portanto, economizar é a palavra de ordem de cada instituição e, se o valor ultrapassar o bugdet destinado ao palestrante, você poderá uma ótima oportunidade. Bom senso nessa hora é fundamental..

Mas quanto eu cobro? Se você, palestrante, conhece alguma fórmula, que tal contribuir com que está neste mercado?

Eu, por exemplo, faço parte de um banco de dados de uma plataforma que disponibiliza palestrantes às empresas que necessitam de um profissional para realizar palestras, e lá os valores são bastante variáveis.

Porém, se analisarmos este mercado, segue a mesma linha de pensamento. Talvez, dependendo da situação, eu cobraria inicialmente 500 reais? Ou 5.000,00 reais até 40 mil reais? O que acham?

Cabe ressaltar que cada palestrante tem a sua característica e possui necessidades distintas e específicas. Nesses casos, o que devemos levar em consideração? Aí vão algumas dicas do Bernal:

  • Tamanho do evento
  • Plateia – quantas pessoas estarão participando do evento, da sua palestra ?
  • Este evento, convenção ou festividade é fechada ou aberta ao público ?
  • Será cobrada um taxa no ato da inscrição ou é evento fechado somente na empresa?
  • Perfil do público: são alunos, universitários, executivos ou empresários?
  • Essa empresa reconhece e valoriza sua história de vida e profissional?
  • A empresa ou instituição realmente está disposta a pagar para você transmitir seu conhecimento?
  • Esta empresa realmente quer valorizar este investimento para seus funcionários?

O que eu posso contribuir um pouco com você é que sozinho tudo fica mais difícil. Se você realmente quer entrar nesse mercado, infelizmente é duro falar, mas sozinho você não terá condições de acertar sempre.

  • Você precisa de apoio
  • Você precisa de pessoas responsáveis que lhe ajudem
  • Você precisa de visibilidade, de marketing: quem divulga seu trabalho? Só você? Como? É pouco e não tem o olhar qualificado do profissional.
  • Você precisa se organizar financeiramente, parte burocrática,
  • Você precisa de planejamento para facilitar suas viagens, questões logísticas obviamente
  • Senão , alguma coisa dará errado. Acredite: imprevistos acontecem 24 horas por dia e a qualquer instante.

Tudo isso custa quanto na sua visão: Como fazer para incluir essas situações no seu preço?

Não pense só em você, mas pense em tudo, especialmente no seu time. Considere sempre isso. E não podemos deixar de incluir todos os possíveis gastos como transporte, alimentação, hotéis, pois a sua palestra fará com que os profissionais abram a cabeça para buscar rentabilidade, melhor entrega e eficiência, certo ? Você acredita que pode ajudar esta empresa? estão sua palestra vale o que estará cobrando.

Pensando desta forma, já é possível estipular o preço, certo? Tudo é negociável, afinal você está vendendo seu conhecimento, sua imagem, seu tempo, seu trabalho e precisa com isso estabelecer seu padrão de trabalho e garantir que sua palestra será de qualidade e principalmente que terá conteúdo relevante.

Comece realizando palestras por permuta ou de graça

Mas Bernal , estou querendo entrar neste mercado, estou começando, nem sei por onde iniciar. Como eu faço?

Faça como eu muitas vezes já fiz – de graça. Ou faça como permuta. Aliás, tem algo que eu gosto bastante que é fazer palestra em troca de ações sociais. Exemplo: não importa o que vão te pagar e se te pagar  mas se pagarem, reverta isso para alguma instituição de caridade. Acho isso fundamental.

Assim você não deixa de se valorizar e cria sua imagem neste mercado. Faça com que a empresa goste do seu trabalho e o convide mais vezes. Quem sabe das próximas vezes a empresa não lhe oferece um investimento melhor?

Bernal, como eu consigo criar visibilidade neste mercado? Como as empresas vão conseguir me enxergar? Como me destaco?

Você já aprendeu um pouco sobre quanto você pode cobrar ou não, agora darei algumas orientações que podem contribuir para sua imagem profissional .

Alguns exemplos

  • Tenha seu site, seu blog e vá construindo assuntos que remetam a palestras. Você precisa falar sobre seu trabalho e apresentar para quem é de interesse o que você gostaria de trabalhar, de mostrar, de apresentar. Quem não é visto, não é lembrado. A frase é clássica, mas de grande importância.
  • Você terá que apresentar suas reais intenções de palestras nas redes sociais. Isso ajuda muito. Fale de você, escreva artigos sobre sua área de interesse.
  • Faça posts sobre onde está falando nas empresas, os locais onde está conversando, palestrando.
  • Mostre ao público quem de fato você é.
  • Redes sociais ajudam muito e te darão maior visibilidade.
  • Use sempre os termos palestras, fazendo palestras, palestrando, mais uma palestra concluída com sucesso para reforçar seu nome.
  • Quando você começa a ganhar consistência nesse mercado, divulgando, criando visibilidade e fazendo um trabalho com bastante responsabilidade e seriedade, empresas vão te achar fácil.
  • Aqui talvez seja mais difícil para alguns, mas não tem para onde fugir. Tenha um canal do YouTube. Faça palestras nas redes sociais. Os melhores estão no YouTube e é uma ferramenta fantástica para os palestrantes. Este importante canal você consegue levar para o mundo a sua imagem colocando, apresentando seus trabalhos, estudos, publicações, enfim, tudo que achar relevante para evoluir com a sua imagem profissional neste mercado de palestras.

 Seja provocativo e crie sempre conteúdo, tenha intenção de gerar debates dentro da sua área, no meu caso HOTELARIA. É um grande gancho para você ter demanda de público interessado em lhe ouvir e conhecer melhor sobre seu trabalho.

Encontre seu nicho

O que você tem de interessante que o público irá querer saber de você , do seu trabalho?

  • Gostar de gente e de público é importante
  • É criativo? Apresenta imagens de impacto? Sabe como contar histórias?
  • Como gosta de se vestir durante suas apresentações?
  • Qual segmento gosta de falar? Assuntos polêmicos, com alto índice relevância, motivacionais, aulas, pesquisas.
  • O pulo do gato aqui é: qual sua característica, o que você pode agregar a mais do que o seu concorrente palestrante?
  • Estude e estude muito, leia livros, assista vídeos, viagens. Se você não buscar conhecimento, ficará obsoleto, chato e despreparado a ponto de passar vergonha em suas palestras.
  • Conheça tudo e de tudo, se atualize, conhecimento é poder.
  • Invista em tecnologia , conheça a tecnologia, domine a tecnologia.
  • Preparado? Fique ligado , as empresas vão começar a te ligar…

Relacionamento é tudo e networking fará toda a diferença. Mostre sempre atenção e interesse por tudo e todos. Fez palestras em determinada empresa, mantenha relacionamento com eles. Isso faz toda a diferença. Sabe o marketing boca a boca? Então é megapoderoso.

Acredito que com estes insights você já tenha uma simples noção de onde poder começar a trabalhar neste brilhante segmento de palestras.

Seja o melhor naquilo que escolheu fazer, não seja mais ou menos, não seja medíocre. Acredite em você e entregue o seu melhor.

Com isso, na próxima vez que subir em algum palco da vida, dê um show à parte. Você pode, você consegue.

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