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Que lições você tira dos erros cometidos na vida profissional?

Hoje quero abordar um tema não muito falado pelas organizações, mas que está presente em todas elas. Os erros. Os gestores não apreciam os erros, não aceitam, jogam a culpa no outro (funcionário, equipe, governo Estado). São raros os que assumem suas falhas e seus erros no dia a dia.

Erro é ser cobrado e isso exige resiliência e muita maturidade para absorver, filtrar e seguir em frente, ou seja, tarefa nada fácil a ninguém. Especialmente em serviços, formados por humanos, eu diria que só não erra quem não faz. Mas, é claro, estamos sempre em busca de aprender com eles. 

Erros trazem aprendizado e evolução

Aliás, os erros têm esse poder de nos trazer aprendizado, evolução, desenvolvimento, aprimoramento, melhorias e aprimoramento da maturidade. Mas cada profissional encara o erro de uma forma, mas em geral é preciso absorver e aprender com os erros. E, de preferência, não errar nas mesmas coisas, errar em coisas novas.

Vou falar por mim e talvez possa servir de exemplo para você. Não foram poucos os meus erros, mas todos me fizeram me tornar melhor. Um deles foi tomar decisões erradas por falta de maturidade profissional. E hoje consigo enxergar que eu me torno melhor a cada erro cometido. Porém, cabe consciência, discernimento e acreditar que não cometerá as mesmas falhas.

O que fazer diante de um erro cometido?

Cometeu um erro? Assuma. É uma atitude louvável e digna. Na minha visão, será muito bem visto. O que acontece muitas vezes nas organizações é que não se sabe dar um feedback produtivo. Existe o Feedback Cadeau, que permite reconhecer e reforçar os aspectos que devam ser valorizados até o presente o momento e possam ser melhorados. Em uma segunda abordagem poderá desenvolver e corrigir outros aspectos, auxiliando em novas ações que visam aumentar o desempenho e a expansão significativa da performance do seu colaborador, liberando assim o seu potencial máximo.

São 4 as formas de dar um retorno ao seu colaborador: 

Desenvolvimento: O que é esperado, o que precisa ser aprendido?
Reconhecimento: O que foi alcançado?
Correção: Qual era o resultado esperado? O que deve ser mudado?
Reforço: Qual resultado foi obtido?

A maioria das companhias hoteleiras e dos negócios é conduzida por pessoas, profissionais inteligentes. Entretanto, quando as coisas não vão muito bem, o problema geralmente é causado por alguma falha, algum erro “banal” cometido por parte da gestão e lideranças em geral.

Mas como pessoas inteligentes, espertas e experientes cometem erros tão banais no ambiente profissional? Estou há 25 anos procurando a resposta para esta pergunta. Procuro ler, analisar, entender e observar muito os motivos que levam executivos hoteleiros ou outro segmento a cometer falhas primárias e até mesmo causar grandes transtornos por decisões erradas.

Em minha análise – e aqui cabe registrar que é uma opinião pessoal ao longo destes 25 anos observando tudo e todos -, decisões erradas são feitas por gestores, experientes ou não, que podem cometer falhas de forma intencional e principalmente acidental. 

Arrogância é não admitir o erro

Porém, o que mais me chama a atenção é o padrão de arrogância e de soberba partindo da maioria que realizou esta falha e que pode levar uma empresa de sucesso ao fracasso em uma velocidade fora do normal. Muitos não admitem seus erros e falhas ou atribuem ao outro.

Muitos executivos inteligentes sabem do seu potencial, conhecem sua identidade, capacidade e se baseiam apenas em sua inteligência e know how acreditando que não precisam de mais ninguém, que não precisam da ajuda dos outros.

Com base nesse comportamento, tomam decisões e se escondem atrás do crachá, do cargo e recusam ser questionados. Na vida real, isso se chama amadorismo, imprudência, falta de bom senso, falta de responsabilidade, ou seja , a chance do fracasso é muito maior quando você não se importa com o que as outras pessoas pensam sobre a gestão.

O mundo corporativo é frio e muitas vezes não tem coração. Realmente, não é fácil ou tarefa simples de lidar, pois precisa ter muita resiliência e paciência. Erros, falhas e tragédias acontecem todos os dias, sejam eles pequenos ou gigantes.

Valor de integridade faz a diferença nos erros

Até aqueles que estão no topo da hierarquia, a exemplo do CEO, podem cometer erros de enorme repercussão sem perceber o tamanho do estrago. Na maioria das vezes, as pequenas falhas e até mesmo as intencionais tendem a manter a integridade da liderança. Mas apesar de seus potenciais, elas podem não só interferir na qualidade da produtividade do próprio líder, como de sua equipe inteira e funcionários.

Vocês já ouviram falar em valor da integridade do gestor? Ou podemos falar também em caráter. Acredito que, ao fazer uma análise desta percepção, podemos perceber a diferença gritante entre um e outro e, com isso, atingir sua equipe para uma boa ou ruim performance.

As empresas hoteleiras têm um melhor desempenho se bem orientadas por uma gestão íntegra e de caráter. Não adianta apenas se concentrar e ter gestores qualificados se estes só pensam em si mesmos e esquece dos seus. A empresa perde muito com isso…No seu hotel tem gestores assim? E não apenas gestor, mas qualquer funcionário com este perfil comportamental.

Autorresponsabilidade não é apenas uma palavra bonita

Cada hoteleiro, líder, gestor deve ser responsável por si só para aprimorar sua integridade na empresa. E diariamente isso ocorre, pois armadilhas existem e muitos estão desprevenidos. Até mesmo os melhores são pegos de surpresa quanto à integridade. 

Pessoal, papo reto aqui entre nós. Verdade ou não? Hoteleiros que estão “presos” em seus próprios mundos, ou seja, filosofando com suas teorias de gestão e esquecendo o principal – SERVIR OS OUTROS.

Ser um bom gestor, líder ou hoteleiro exige da pessoa, do profissional uma lembrança que vou registrar aqui: Você não é, você está!!! E você estando, lembre-se de que é por alguma razão e esta razão não é para satisfazer as suas vontades e, sim, mais uma vez, servir os outros.

Como é difícil, não é mesmo? Ser líder íntegro inclui sempre se autoquestionar, criticar e rever seus próprios conceitos, condutas e atitudes ou falta delas.

  • Hoteleiro criativo e ousado pode levar seus negócios ao sucesso, mas também pode resultar em consequências negativas;
  • Ao tratar de projetos inovadores, um líder hoteleiro deve evitar se jogar de cabeça, mas experimentar aos poucos;
  • Hoteleiros e líderes ouvem sua própria intuição e seu time para poder ampliar as perspectivas;
  • As pessoas são mais propensas a seguir líderes se eles forem criativos;
  • Arriscar e entender o fracasso como uma oportunidade para fazer de outra forma é o que diferencia um líder.

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