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Quando é preciso investir em um novo atrativo para o hotel?

A área de hotelaria, como muitas outras, necessita ter um poder elevado de percepção. Isso significa olhar o mercado de tendências, eventualmente contratar um coolhunting, mas acima de tudo ficar atento ao hóspede. É ele quem vai definir quando chegou a hora de apresentar novidades.

Como CEO de um dos mais tradicionais resorts de águas termais, eu vivo esse desafio diariamente na hotelaria. Ao mesmo tempo em que não se pode perder a característica de conservadorismo e tradição, precisamos avançar em novos atrativos. Isso porque o mundo pede por novidades e elas não são criadas da noite para o dia.


Por onde começar para implantar novos atrativos?

Você pode estar se questionando por onde eu começo. A resposta não é tão simples, mas sabe aquela pesquisa que o cliente tem que fazer antes de sair do hotel? Não tem essa pesquisa? É uma pena, porque é ela quem vai dizer quais os pontos fortes do seu hotel e os que precisam ser aperfeiçoados.

Sem isso em mãos, seu hotel é como um navio à deriva. Qualquer onda mais forte, ou seja, um concorrente que sabe exatamente os anseios do cliente, e você estará fora do mercado.

Eu não desejo isso para você. Por isso mesmo, aqui vão algumas orientações colhidas ao longo de mais de 20 anos de atuação. Primeiro, pesquise muito. A pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. Mas meça seus resultados, os acertos e, principalmente, os erros para corrigi-los.

Outro fator importante é conhecer o seu público. De nada adianta você implantar um brinquedo para crianças de sete anos se o seu target são casais maduros a partir de 40 anos sem filhos. Estude seu público, faça mais pesquisas, procure entender o que ele está demandando. Assim, fica muito mais fácil ir ao encontro desses anseios. Sabe por quê? Você já terá um público latente, que quer aquele tipo de atrativo no hotel.

Um exemplo de avanço na hotelaria

No Complexo Hoteleiro Jurema Águas Quentes, por exemplo, os 184 apartamentos ofertados pelo empreendimento serão somados a outros 205 quartos distribuídos em três novos e luxuosos prédios, além de área de convenções para até 1.000 pessoas.

A nova área ganhará nome de Jardins de Jurema Termas Resort, devendo ser inaugurado no segundo semestre de 2019 e se somará ao Lagos de Jurema Termas Resort. Esses atrativos integram, assim, o Complexo Jurema Águas Quentes. Juntos, os empreendimentos contam com mais de 500 funcionários.

Logo, a lição é clara: ou você reforma seu negócio, ou você morre para seus clientes. O hotel não precisa ser novo, mas tem que ter cara de novo. O perfil do cliente é tão exigente que, se não tiver algo novo quando ele retorna para o seu hotel, ele já percebe que o hotel está desatualizado, cansado e que a gestão “envelheceu” , que não há consistência.

 

A todo instante você precisa inovar

Uma vez por ano, junto com a aprovação do seu budget, recomendo planejar investimentos para novos atrativos ao longo do ano. Cada hotel tem que se adequar ao perfil do seu cliente para não errar com os atrativos. E, para isso, tem que entender a cultura da empresa e o perfil do seu cliente. Em seguida, aprovar o plano de investimento e trabalhar muito com a operação

Investir pesado em estratégias de marketing e vendas para que o mercado saiba da sua preocupação sobre seu constante aperfeiçoamento. O investimento é necessário para se manter no mínimo competitivo. Como você quer cobrar por algo que já está ultrapassado? Seu cliente se vinga apenas indo embora e nem reclama e muito menos te avisa.

E seu negócio, qual novo atrativo vai ser planejado para o seu cliente? Ou para os gestores a zona de conforto é mais agradável? Se for, pode ser que em pouco tempo o mercado engula e venha com uma avalanche de novidades que o público seguirá. Portanto, atenção máxima para planejar e executar com sabedoria novos atrativos.

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