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Planejamento 2021: o que nos espera no setor hoteleiro?

Esse é o primeiro ano em que o planejamento vai ocorrer em meio à pandemia. Não haverá nenhuma base do passado para comparar, porque tudo é novo. Portanto, trabalhe com cenários.

Aviste o macro e realize inúmeros cenários, começando pelo extremo pessimismo, pois ninguém está livre de novas pandemias e incertezas de longo prazo.

Aqui coloco a minha experiência dos meus 25 anos na indústria da hospitalidade e cito algumas ações que as empresas em geral estão passando diante desta pandemia.

Nada do que você possa ouvir mundo afora lhe trará certezas. Aliás o mundo está vivendo incertezas todos os dias e é nisso que o gestor hoteleiro deve focar para lidar com esta incertezas do amanhã.

Incertezas vão continuar

Diariamente eu tenho falado com hoteleiros não somente do Brasil, e vejo com isso que os mesmos têm procurado consistentemente se preparar para gerenciar esse imenso impacto que a pandemia nos apresenta em vários mercados em todos os segmentos.

O que eu vejo é que não tem sido nada fácil para qualquer gestor lidar com estas responsabilidades e, principalmente, focado na sobrevivência da sua empresa, cuidando em especial do seu time de funcionários.

Não precisamos mais enfeitar o pavão e falar palavras bonitas ou difíceis. O fato é que o gestor precisa ser e ter cada vez mais senso de urgência, refletir junto ao seu board e aplicar a tal da resiliência diária para suportar essa imensa carga.

Como fica o setor sem uma vacina à vista?

Como eu consigo planejar algo que a única informação que temos é que a vacina ainda não teve seu efeito diante de tudo o que se apresenta?

Ou seja, o que sabemos é que as nossas operações hoteleiras estão expostas a uma série de riscos estratégicos e operacionais.

Posso citar exemplos para ficar mais clara a explanação: Mudanças da sua demanda de hóspedes, aumento do seu custo/despesa em função de não ter receita suficiente para suportar seu ponto de equilíbrio (BEP), questões óbvias de saúde e segurança do seu time, insuficiência de equipes afetando a operação do seu hotel/resort, entre inúmeras outras situações.

 Eu sempre me coloco no lugar do proprietário, investidor, acionista, dono e principalmente quem está à frente da gestão, normalmente o (a) gerente geral.

Ter que fazer gestão, dar resultados e cuidar de um patrimônio que vale milhões e muitas vezes está cuidando de um sonho familiar que ao longo de muitos anos construíram suas empresas hoteleiras.

Como eu que faço gestão, consigo desenvolver um plano para manter o meu negócio? Fazer gestão diante de uma pandemia?

Tarefa árdua e de muitas responsabilidades e para isso esses profissionais precisam estabelecer junto ao seu time pessoas que lhe ajudem a tomar decisões difíceis e muitas vezes emergenciais para a sobrevivência do seu hotel/resort.

Ah! Lá vem o Bernal novamente falando o óbvio, mas vocês concordam comigo que se você não definir isso, não tem como caminhar de forma profissional na sua empresa, operação hoteleira?

Como anda seu comitê executivo?

É uma luta grande deixar de ser amador, em especial quando se fala em planejamento estratégico, para garantir a sobrevivência da empresa.

Um exemplo na prática: o gerente geral deve avaliar o seu comitê executivo (muitas empresas hoteleiras no Brasil nem sabem o que é isso) ou não dão a devida importância.

Tenha profissionais excepcionais ao seu lado que lhe ajude a cuidar deste mesmo patrimônio, adeque um time que respire esse negócio com visão de dono.

Esse mesmo comitê executivo pode avaliar junto ao gerente geral todos os riscos e juntos tomar ações e obter respostas rápidas para manter a operação hoteleira.

Bernal, mas mesmo com a pandemia, muitas empresas ainda não sabem nem o que é plano de contingência? Sim, mas muitos tiveram que aprender à força e criar da noite para o dia um plano de contingência para ações emergências.

Caso contrário, seria mais um hotel fechado e caminhando para ser leiloado no Brasil. Se o seu hotel ainda não dispõe deste plano, seria muito recomendável que o fizesse.

É responsabilidade do gestor realizar, criar, desenvolver isso para os proprietários do empreendimento. Isso sim é falar o óbvio e muitos ainda estão esperando a pandemia passar para então decidir o que farão com seus negócios, infelizmente.

Segurança e bem-estar físico e mental do seu time

Mais atribuições deste mesmo gestor é estabelecer comunicação transparente e positivo, levando constantemente informações para cima e para baixo, criando uma fala de que isso vai passar, porém ações e decisões devem ser tomadas para a sobrevivência da empresa. 

Veja que o papel de quem está à frente da operação é dar segurança aos seus funcionários e parceiros estratégicos em geral. Aliás digo mais, o gestor precisa manter o bem-estar físico e mental de quem está em casa e de quem está trabalhando.

O seu hotel/resort tem uma área de recursos humanos de verdade ou tem apenas um departamento pessoal que mal fala com os funcionários?

Muitos hotéis já estão aplicando condições de trabalho flexíveis, que são essenciais para manter as equipes motivadas.

Outro ponto importante para os hoteleiros é monitorar a saúde do seu time e de forma confidencial para não prejudicar ainda mais o seu negócio por ausência de hóspedes.

Protocolo sanitário é mais uma palavra da moda que nem preciso me ater a este detalhe obrigatório. Uma outra contribuição é saber fazer a sua gestão de estoques (quantas coisas jogadas fora por não ter tido a devida atenção neste assunto, né?) E quem paga essa conta?

Após tudo isso que estamos vivendo devemos manter o nosso relacionamento com nossos hóspedes, sendo extremamente flexíveis nas negociações, pois todos estão “brigando pelas mesmas demandas”.

Na hotelaria, acredito eu que já estejam realizando seus POA ou PL (Planejamento orçamentário anual ou planejamento estratégico / plano de ação para 2021), e essas informações devem seguir respeitando todas as ações/decisões do governo local, adequado as informações, cuidando da imagem da empresa e implantando como tem que ser sua responsabilidade corporativa, sempre envolvendo proprietários, acionistas, conselho de administração para tomadas de decisões e seus respectivos resultados. 

Ajustes no orçamento de 2021 e olho no fluxo de caixa

As empresas hoteleiras precisam considerar todos os ajustes possíveis em seus orçamentos para 2021, plano de ações, fluxo de caixa.

Aqui quero chamar muito a sua atenção para em hipótese alguma deixar de acompanhar diariamente o seu fluxo de caixa.

É o olho do dono que engorda o gado e jamais deixe de dar atenção ao seu cronograma de recebimento e pagamentos. Assim você garante a sobrevivência das suas responsabilidades em geral. Sr. Gestor, crie e trabalhe com vários cenários, em especial os pessimistas, ninguém está livre de uma nova pandemia, certo?

Seu orçamento para 2021 nada mais é do que uma melhoria do que você já está passando agora e continuar fazendo seu dever de casa, cuidando da sua gestão, pois estabilidade não existe e o risco existe a todo instante.

Se amanhã surgir uma pandemia ainda mais séria do que essa, o que você como gestor irá fazer na sua empresa?

Vocês já criaram um manual de gestão de crise estando e sendo treinado neste momento pela pandemia? Difícil né?

Seria bom se realizassem esta simulação nas suas operações hoteleiras. Ah Bernal, para de viajar na maionese, não fala besteiras. Pois é, quem sou eu pra dizer que uma pandemia como está será a última do planeta?

Eu entendo que as empresas hoteleiras devem abrir seus olhos e começar a encarar que mais eventos como estes estarão presentes no futuro, pois isso tem grande chance de voltar a acontecer, lembrando que ainda estamos na pandemia, mas outras pandemias virão.

É sabido pelo gestor profissional que uma empresa hoteleira deve implantar um sistema de gestão de riscos. Fica aqui só um lembrete de que em algum momento futuro você terá que usá-lo novamente.

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