Pular para o conteúdo

Hotelaria: mais oportunidades para quem se comunica em inglês

Este artigo é direcionado em especial para quem trabalha na Indústria da Hospitalidade no Brasil. Quem de vocês já perdeu alguma oportunidade na hotelaria por não saber se comunicar em inglês?

São muitos anos à frente de operações hoteleiras no Brasil, trabalhando em diversas companhias. Quero aqui citar um exemplo da vida real, como sempre faço nos meus artigos.

Existem grandes empresas internacionais que auditam algumas operações hoteleiras no Brasil anualmente. Estas empresas, que normalmente são americanas, auditam a hotelaria, padrões, processos, segurança, atendimento entre outras inúmeras situações

Porém, enviam ao Brasil americanos que falam espanhol, ou hispânicos que falam inglês e arranham um portunhol. E sabe por quê?

“Eu me viro, fome não passo”

Se ele falar só inglês será um tal de “barata voa” nos hotéis que nunca se viu igual, porque infelizmente a maioria dos hoteleiros não sabe falar inglês, mas estes se intitulam “eu me viro, fome eu não passo”.

Na prática, isso não é verdade. Entra ano e sai ano e isso acontece todos os anos na sua operação hoteleira. É ou não verdade?

Para quem trabalha nesta indústria sabe que estou falando o que de fato acontece na prática. Ou seja, este mesmo auditor leva essa imagem para seu país que realmente o hoteleiro brasileiro não fala inglês.

“Bengalas” usadas para não aprender inglês

São 200 milhões de brasileiros que não falam inglês ou não se comunica em inglês e sempre está dependendo de alguém para ajudar. Cito aqui algumas justificativas, as “bengalas” que as pessoas usam para não falar o idioma:

  • “Não tenho tempo”
  • “É muito caro”
  • “Já tentei, mas não deu certo”
  • “Não me adapto ao método tradicional”
  • “Demora demais para aprender alguma coisa”
  • “Mas fome eu não passo e eu me viro”

Acredito que muitos de vocês que estão lendo essa reflexão neste momento entendem que um dos maiores desafios, além de todas as responsabilidades de uma operação hoteleira, é fazer com que os profissionais da hotelaria saibam no mínimo se comunicar em inglês. Novamente, por quê? Ou para quê? Simples, entregar uma prestação de serviços ainda melhor no seu hotel.

Idioma mais falado no mundo

É sabido por todos nós que o inglês é o idioma mais falado do mundo todo e, em nossa sociedade hoteleira cada vez mais globalizada, é sem dúvida um fato a ser considerado em especial pela gestão dos empreendimentos.

Senhores hoteleiros, não tem como escapar disso, vocês sabem que onde vocês forem, onde vocês estiverem em especial nas suas operações hoteleiras, é necessário que tenha sempre alguém que fale inglês, em especial você mesmo que está lendo isso agora.

Inglês não é diferencial, é requisito básico

Vocês vão concordar comigo que o conhecimento que o inglês traz de fato para todos nós é imenso, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Em especial para aqueles profissionais que realmente querem seguir carreira profissional. Cabe lembrar, meus amigos hoteleiros, que falar inglês já foi um diferencial, é requisito básico da sua sobrevivência hoteleira.

Estamos passando por uma pandemia, certo? Você será cada vez mais exigido na sua vida profissional. Para quem tem inglês já está difícil, pense para quem não tem.

O mercado está aquecido, estão ocorrendo danças das cadeiras e os Heads nas entrevistas vão te perguntar: “Como está o seu inglês?”, e você falará, “eu me viro, fome eu não passo?” – Ah sim, então vamos falar aqui por dez minutos, pois na minha operação hoteleira, eu recebo muitos estrangeiros e preciso que meu time realmente fale inglês.

Oportunidades surgem para quem age e realiza

Esquece que saber falar inglês nos dias atuais como um grande diferencial é passado. A realidade é outra. Portanto, saber falar inglês é obrigatório para sua permanência e crescimento na sua empresa.

Afirmo que falar inglês vai te abrir muitas portas na sua carreira. Se você, hoteleiro, quer se incluir em um mundo altamente globalizado, não deixe de aprender este idioma, considere esta importância.

Acredite, pare e analise sobre as músicas que você ouve, nos filmes da Netflix que você escolhe para assistir, os livros que você deixa de ler por não saber o mínimo de inglês, entre várias outras situações.

Hoteleiro que é hoteleiro de verdade está sempre buscando aprendizado e buscar fontes internacionais vai lhe ajudar muito, assim como acompanhar os maiores portais de noticias hoteleiras mundiais. Pessoal, definitivamente aprender a se comunicar em inglês abrirá muitas portas para você.

Aqui entre nós, bem lá no nosso subconsciente sabemos da importância de saber um outro idioma, é um grande investimento em você mesmo. É sem dúvida um beneficio poderoso para sua vida pessoal e profissional.

Depois de ler este artigo do Bernal, que é hoteleiro há mais de 25 anos e super recomenda isso a todos os profissionais, quero deixar registrado aqui que, mesmo que você não saiba nada, nunca é tarde para começar, desde que você entenda e assimile a importância deste assunto, tenha um pouco de dedicação e vontade.

Invista em você. Todos os dias é dia de aprender um pouco sobre o entendimento do inglês.

Está esperando o que para investir em você?

Faça um comentário