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Hotelaria do futuro sem perder jamais a esperança

Olhando um pouco à frente, buscando analisar o futuro da hotelaria, parece algo muito distante, concorda? E nós sabemos que a vida de um profissional hoteleiro passa muito rápido, pois nós vivemos e respiramos a hotelaria 24 horas por dia.

Diante dessa analogia, na minha visão conseguimos olhar a hotelaria em alguns anos à frente. É fato e notório a todos nós que a hotelaria será muito diferente em alguns anos adiante.

Surge uma questão: o que os hoteleiros em alguns anos à frente deverão fazer para atrair esses novos clientes que ficaram ainda mais exigentes nesta parada obrigatória da pandemia? Investir cada vez mais na sustentabilidade.

Mais valores intangíveis

Uma situação importante que observo é que haverá uma tendência relacionada a “valores” oferecidos pelos hotéis (não me refiro a valor monetário), ou seja, a tão sonhada cama king size talvez não seja mais tão importante, mas sim o que esta operação hoteleira tem efetivamente aplicado em sua operação no que envolve a sustentabilidade e seus respectivos valores.

Vejo uma movimentação também em relação à energia solar já sendo contratada por algumas operações desde o ato da construção dos prédios hoteleiros. Hotelaria está sempre em movimento e há espaço para muitas melhorias.

Reveja desperdícios

Talvez com a pandemia e exercícios obrigatórios dos hoteleiros para chegar ao ponto de equilíbrio, muitos conseguiram visualizar que em qualquer operação hoteleira há muitos desperdícios. Por isso, aí vão algumas reflexões:

  • Repensar os artigos de higiene pessoal;
  • Repensar todo o enxoval das unidades habitacionais;

Vejo ainda um pequeno movimento na hotelaria do futuro na área de alimentos e bebidas atrelado aos veganos ou aos intolerantes a gluten e lactose.

Essa população se fará cada vez mais presente nas operações hoteleiras. E será preciso repensar toda a operação voltada para este segmento, que tende a se tornar mais relevante.

Experiências, flexibilidade e treinamentos

Em resumo e falando abertamente a todos os hoteleiros. Nós precisamos criar de forma obrigatória e sustentável uma melhoria na experiência de todos os hóspedes. Desde a estrutura física das operações e em especial a prestação de serviços em todos os pontos de vendas – Invistam em treinamentos.

O lobby de uma operação se torna cada vez mais locais que podemos considerar como pontos de encontros e ambientes sociais e tudo terá que ser na prática extremamente flexível por parte da gestão.

Nada mais poderá ser engessado como vem sendo há anos. Quanto mais dinâmico, informal e personalizado for o empreendimento, melhor será bem visto aos olhos dos hóspedes.

Inove ou morra

E falando de futuro, cito aqui algo que não é mais futuro e sim presente e continuará estando no mercado e se fortalecendo cada vez. Eu me refiro ao Airbnb, que faz parte da economia compartilhada e é muito bem vista.

Hotéis no Brasil e no mundo já buscam em suas operações implantar novos ambientes e espaços, com design inteligente, transformando quartos em salas de reuniões.

Tudo isso atrelado à tecnologia, comandos por voz, reconhecimento facial, robóticas, entre outras modernidades tecnológicas que se fazem presentes e necessário na sua empresa.

Isso significa para os hoteleiros que você reforma, se atualiza ou você morre para seus clientes.

Mercado de trabalho

A mão de obra se tornará cada vez mais pontual. Portanto, taxas, extras e freelancers serão uma tendência muito bem-vinda aos hotéis.

Já ouviram nas suas carreiras pelo mundo da hotelaria que o departamento de alimentos e bebidas é um “mal necessário”?

O setor de A&B será muito mais importante na hotelaria do futuro, e não apenas como complementos de receitas.

Hotel para a comunidade local

Essa experiência do A&B que cria esse vínculo importante como os hóspedes deixou de ser esse “mal necessário” e fortalece essa aproximação de que hotel muitas vezes é só para dormir.

Finalmente os hotéis serão vistos pela comunidade local e regional de que hotel não é só para hóspedes.

E, por fim, os futuros clientes regionais estarão participando desta experiência gastronômica das operações hoteleiras em suas cidades, estados. Sim, hotel não é só para hóspedes.

Seu negócio hotel sairá da chave manual para a chave digital e tecnológica. Esse item deve ser considerado prioridade total dos hoteleiros, pois o seu hóspede já é um cliente moderno e tecnológico. Portanto, seu hotel no mínimo deve estar adequado a isso. O óbvio precisa ser falado.

Saúde bem-estar, hospitalidade, sentimentos e sensação de tudo estar bem, relaxamento e inspiração fazem parte de uma experiência memorável. O seu hotel está transmitindo essa percepção?

Eu, como hoteleiro, sou muito cético a qualquer previsão de longo prazo, porque todos nós aqui sabemos que nem sempre acontece na prática. Vide a pandemia colocando todo planejamento a longo prazo ladeira abaixo.

Por isso, cito como exemplo a nova geração, que não apresenta muita fidelidade a determinadas marcas hoteleiras. Diante disso, podemos ver na prática tantos e tantos programas de recompensas para ajudar nesta tal “fidelidade da marca”.

Prepare seu hotel para a chegada das plataformas hoteleiras. Abrace tudo o que seu caixa comportar em termos de desenvolvimento e cuide das pessoas. Aposto que seu concorrente já busca fazer isso.

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