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Distanciamento social: padrão que veio para ficar na hotelaria

Tendo em vista a pandemia do COVID-19, os encerramentos obrigatórios por parte do governo e as medidas de distanciamento social tiveram um forte impacto na indústria da hospitalidade em âmbito mundial, obrigando muitas empresas a se reestruturar à medida que lutam pela sobrevivência a curto prazo.

Mas o que irá acontecer a longo prazo? Os hoteleiros mais experientes preveem que as novas medidas de contenção – e, em especial, o distanciamento social – irão durar muito mais do que as próximas semanas e/ou meses adiante à medida que os governos procuram garantir uma socialização segura e evitar o início de uma segunda onda do caos.

Na minha visão o distanciamento social, dentre inúmeros outros desafios, pode ser o maior impacto na hotelaria quando da retomada em poucos dias. Como você conseguirá no dia a dia fazer gestão das pessoas quanto ao distanciamento social? Sejam funcionários, fornecedores e principalmente seus clientes?

 Como a indústria da hospitalidade mundial poderá voltar ao seu novo normal? A empresa hoteleira que tiver esta visão e seguir à risca o distanciamento sairá na frente das demais, demonstrando seriedade e preocupação com o protocolo sanitário tão difundido pela OMS no mundo todo.

Uso de máscaras vai representar custo adicional à rede hoteleira

Os hoteleiros precisam aceitar essas mudanças e tentar compreender que isso continuará fazendo parte de um longo plano de contingência. Isso é crucial para levar credibilidade para seus clientes frente a uma pandemia tão séria como esta.  

O distanciamento social ainda é uma das formas mais eficazes atrelado ao uso de máscara para resolver esta situação até que se tenha a vacina, mas prepare seu bolso, pois tem um custo econômico considerável.

Plano de contingência para lidar com as crises

Infelizmente, as operações hoteleiras precisam se manter preparadas para enfrentar crises, sejam elas de todas as ordens. 

A hotelaria está repleta de riscos e desafios, mesmo nos melhores tempos. Não é nada fácil fazer gestão de alimentos e bebidas, hospitalidade em geral e lazer, no caso dos resorts. Observo que a nossa indústria contribui significativamente para a economia global. 

Não basta só abrir sua operação hoteleira e achar que estará tudo resolvido. Você precisa obrigatoriamente ter em mãos seu plano de contingência e trabalhar em cima disso de forma muito analítica. É imprescindível seguir à risca esse plano diante deste cenário do caos.

Normalidade só com a vacina

A indústria da hospitalidade só voltará à normalidade quando as pessoas e as empresas tiverem confiança de que o vírus já não é um problema. Ou seja, novamente a descoberta da vacina, cura, etc.

E, mesmo quando descobrirem a vacina, esse problema do medo e da insegurança continuará a existir. Estamos falando de uma pandemia global e isso não é brincadeira.

Você precisa saber como analisar e aplicar na prática seu plano para recuperar o negócio – salvar sua empresa, ter lucros, ajustar seus preços diante desta parada e retomada. Quanto vale o seu patrimônio hoje? Tenha indicadores da sua empresa pois você terá que decidir qual caminho quer seguir.

Comportamento de respeito ao próximo

Já quanto às pessoas, o distanciamento social deve ser o novo comportamento que herdaremos do Coronavírus por um bom tempo, e me vem a seguinte pergunta para reflexão: como você administra a educação que deveria vir de casa?

Isso na verdade não teria que ser administrado, e sim deveria fazer parte do bom senso e preocupação com o próximo.

O distanciamento social reflete, na verdade, a educação mais básica que é o respeito pelo próximo e isso está muito longe de acontecer na prática. Pense sobre isso.

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