Pular para o conteúdo

Dia do Turista: e a sua responsabilidade?

Umas das áreas mais afetadas durante esta pandemia do Coronavírus, sem dúvida alguma, está sendo o turismo. Levando em consideração todos os impactos causados, a única forma de conseguir viajar um pouco mais “tranquilo” será obviamente se reinventado nos próximos longos meses à frente.

Isso se aplica a todas as companhias, mas em especial, por ocasião do Dia do Turista (13 de junho), estamos falando do próprio turista. Cabe lembrar que a cura do Covid-19 ainda não existe, e que tudo daqui para frente tem foco no comportamento do indivíduo, pois tudo se trata da saúde. Esta preocupação, cuidado e precaução devem ser tratados com muita seriedade e responsabilidade por todos os turistas.

Cuidado redobrado na reabertura dos destinos

A quarentena ainda acabou. Ela só deve acabar quando a vacina estiver pronta, testada e validada. Caso contrário, mesmo com a reabertura dos destinos, o cuidado deve ser redobrado. Portanto, a quarentena segue a todos nós.

Não é a visão de todos, mas no que compete a mim eu realmente torço para que os hábitos dos turistas sejam mais conscientes e valorizem principalmente a questão de saúde, pois a escassez de recursos está presente diariamente em nossas vidas,

Humanidade mais solidária é o meu desejo

E mais, continuo torcendo para que tudo o que está acontecendo afete principalmente a questão solidária, pois sabemos que a desigualdade social é imensa.

Esse talvez seja o maior desafio da humanidade, diminuir a desigualdade social. Viajar é gerar receita para os destinos, afinal turismo é negócio além do lazer propriamente dito.

Segurança e higienização

Acredito que o turismo terá um olhar mais apurado dos destinos e de certa forma prestará muita atenção no que este destino tem oferecido de segurança e higienização para seus clientes. Isso se aplica a tudo.

Muitos destinos escolhidos pelos turistas já estão passando por grandes transformações. Por uma questão da pandemia, fomos obrigados a ficar em casa (nem todos, obviamente), mas em suma essa ansiedade, essa vontade de sair e viajar tem rondado as pessoas todos os dias.

Turismo de vizinhança

Com isso, assim que puderem, acredito que buscarão lugares mais próximos e principalmente ligados à natureza, praias e sustentabilidade no geral. Afinal, tudo o que mais importa a todos é segurança e saúde.

Acredito que a economia local deva se tornar mais aquecida por serem destinos domésticos mais próximos. O crescimento do turismo local neste momento tão delicado e sério é algo que se fortalecerá principalmente pela sua facilidade de locomoção.

Para o turista que tem condições de realizar uma viagem internacional acredito que este perfil deverá retomar pouco mais à frente, seja pelo medo, pelas incertezas, seja pela ausência da vacina etc. Ou seja, 2021 com mais segurança.

Dia do Turista sem turistas 

Para falar sobre o Dia do Turista comemorado dia 13 de junho, ou como queiram “comemorar” o dia do Turista, não venho aqui falar de futurismo ou afirmar que em função da pandemia haverá uma transformação radical em todas as áreas da sociedade.

Isso só se dará na prática se você fizer a sua parte bem feita, ou seja, colocar em prática o respeito pelo próximo. Sabe aquele gestor que fala bonito nas reuniões, porém no dia a dia faz tudo ao contrário? Pois bem, isso se aplica aos discursos desta palavra bonita – VOLTAR mais consciente!!!

É a mesma situação, falar bonito e fazer outra coisa, voltar consciente, mas não respeitar o próximo. E isso, infelizmente, tem grande chance de acontecer.

O mundo parou e o turismo parou junto. Dia do Turista, sem turistas. Para aqueles que estão buscando uma viagem (neste momento, viagens mais curtas e rápidas), recomendo levar consigo a consciência como item essencial para cuidar de si e de outras pessoas.

O que eu faço: viajo agora ou espero até acharem a vacina? Cancelo ou remarco?

Viajar nestas circunstâncias de pandemia você já sabe a resposta. Traz insegurança e muita preocupação. Empresas e destinos anunciam diariamente medidas e ações para oferecerem segurança, porém mesmo com todas essas ações, ainda nada garante que você possa ter algo em suas viagens.

Turista, eu recomendo remarcar suas viagens mas não as cancele. As empresas e destinos estão facilitando estas remarcações. Por mais que o turista tenha condições de viajar por este Brasil maravilhoso, sabemos que não há medidas tão restritivas assim para chegar aos destinos domésticos.

Mas eu recomendo fortemente que você siga em absoluto todas as recomendações do Ministério da Saúde. E um dia vamos comemorar o Dia do Turista turistando!

Faça um comentário