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Desenvolva essas 5 competências para atuar na hotelaria

Antes de chegar à indústria da hospitalidade, passei por alguns estágios de resiliência na minha vida profissional e pessoal. Comecei vendendo melancias na periferia de Foz do Iguaçu (PR), trabalhei em gráfica, supermercado, rede de fast food e ao completar 14 anos entrei num programa da Itaipu Binacional onde fui aprendiz por 4 anos.

Ao passar na frente de um grande resort da rede de Hotéis Bourbon, nesta mesma cidade, pensei comigo: se eu trabalhar aqui nem que seja por apenas um único dia, já ficaria feliz (escrevi um artigo relatando detalhadamente minha trajetória onde tudo começou).

Cabe citar também que neste mesmo período eu já tinha sido recepcionista de um hotel na madrugada, então minha paixão pela hotelaria começava antes mesmo da minha maioridade (acho que naquela época isso era permitido pela legislação).

Sendo assim, inicio minha carreira nesta indústria e é por meio dela que também você pode escolher qual curso lhe agrada mais para investir nesta carreira. Seja de ordem técnica ou graduação, não importa, o que vale aqui é o conhecimento que você adquire entre a prática e a teoria. Neste artigo farei uma provocação junto aos hoteleiros e falaremos sobre habilidades e comportamentos exigidos pelas empresas, principalmente neste momento em que todos nós estamos nos adequando a esta pandemia.

1. É essencial gostar de pessoas

Já começo falando algo que eu sempre escuto aqui dos americanos (don’t waste your time) ou seja, se você não gosta de gente, pessoas, problemas diários, não perca seu tempo entrando nesta profissão. Trabalhar com hotelaria ou para a hotelaria não é para gente fraca, mas principalmente não é para pessoas que não gostam de pessoas.

No mundo inteiro, há inúmeras empresas que necessitam e aplicam a hospitalidade em suas rotinas, e aqui cabe citar que não me refiro apenas à hotelaria, mas tudo o que envolve atendimento. Diante deste fato, uma vez que estas empresas buscam a excelência, alta performance e foco no cliente, o que é necessário?

É isso mesmo que você acabou de pensar: pessoas boas, competentes, qualificadas, engajadas com a cultura da organização. A nossa indústria da hospitalidade é muito carente de mão de obra, em especial pessoas com brilhos nos olhos para realmente fazer a diferença dentro da companhia.  


2. Vivencie a hotelaria na prática

Como eu aprendo a ser um hoteleiro? Você aprende estando dentro de uma operação hoteleira, vivendo e respirando dia a dia como funciona na prática. Essa é a melhor maneira de você realmente saber como funciona uma companhia hoteleira. O restante são adaptações, aprendizados e conhecimentos teóricos que você adequa à vida real na hotelaria. O que é muito importante você ter consigo mesmo é a mentalidade de carregar o hospede no colo ou você pode também chamar excelência na prestação de serviços.

Nada mais é do que você conseguir fazer com que 100% da sua operação hoteleira consiga entregar no mínimo o básico bem feito ao seu hóspede – Fácil né? Nem tanto, pois hotelaria é 24 horas, é movimento constante é pura comunicação de todas as frentes.

Eu vivo a hotelaria desde a minha adolescência. Portanto, o que eu coloco aqui é vivência na prática somado, é claro, com a busca pelo conhecimento desta profissão. Você terá a oportunidade de se relacionar com pessoas do mundo inteiro. Logo, gostar de se relacionar fará uma grande diferença na sua carreira.

3. Busque aprendizado sempre

Porém, não basta apenas isso. Reforço ainda que você sempre esteja aberto a aprender, seja no aspecto técnico, gestão e, principalmente, no que se relaciona ao aspecto comportamental de todo seu entorno.

Se você já trabalha na indústria, sabe bem como funciona na prática de uma rotina hoteleira – você precisa se adaptar diariamente e principalmente usará comunicação a todo instante.

Busque aprender tudo e de tudo, todos à sua volta têm condições de lhe ensinar as coisas mais simples do dia a dia.

Não se acomode e tenha fome por descobrir como funciona tudo dentro do seu hotel. À medida que você vai crescendo e se desenvolvendo, mais conhecimento você precisará ter e mais sozinho deverá se encontrar em cargos de gestão. Estude, leia, aprenda de tudo. Hotelaria abrange todas as áreas em apenas uma empresa.

4. Saiba tudo sobre a operação e indicadores

Entenda tudo na sua operação, mas também busque saber como são e estão as finanças da sua empresa, seu hotel/resort. Não importa o cargo que você ocupe, seja garçom, recepcionista, mensageiro, cozinheiro, camareira, supervisor, o que eu recomendo é que você busque saber como de fato funciona sua empresa. Afinal, hotel é uma empresa como qualquer outra, onde há receitas, despesas, lucro, rentabilidade etc.

Isso significa que não é apenas saber atender bem seu cliente em alto nível, mas se você quer crescer, aprender e chegar a um cargo de gestão, recomendo realmente se importar e entender de indicadores, informações para saber lá na frente tomar decisões e ações junto aos demais gestores. Empreender na carreira.

O nosso mercado precisa de pessoas com esta mentalidade de excelência.

5. Seja inovador e atento às mudanças

Em situações anteriores à pandemia, eu diria que o turismo e a hotelaria estavam em franca expansão para os próximos anos à frente. Os desafios chegaram e estão aí para nos adaptar a esta nova realidade. Ou seja, se o profissional já era exigido antes, agora será ainda mais cobrado frente a estes desafios imensos de retomar as operações hoteleiras. Apesar da nossa indústria ainda ser muito tradicional, o profissional deve entender, assimilar e integrar novos modelos de negócios que envolvam diretamente em novas tecnologias, inovação e pensar fora do que normalmente se fazia até então.

Hoteleiro precisa ter indicador e informações na mão para decidir e errar menos. Somos serviços, entregamos prestação de serviços, isso nenhuma máquina faz sozinha. Portanto, precisamos de gente com paixão em servir, gente cuidando de gente. Nada em absoluto irá substituir esse calor humano que a hotelaria oferece.

Eu viajo o mundo todo e afirmo que a hospitalidade no Brasil é muito acolhedora comparada a outros mercados. Precisamos levar esse acolhimento para a nossa indústria mundial.

O turismo no Brasil ainda está “engatinhando”, precisamos fazer muito barulho na mídia internacional para falar das maravilhas que este País tem. Tem muita gente no mundo que não faz nem ideia do que é Brasil.

Não vou me ater à falta de investimento no setor, infra – transporte, mas cito aqui a imensa oportunidade de geração de emprego, renda para gente preparada e que queira fazer a diferença nesse maravilhoso e amplo setor que é a hotelaria.

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