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Coronavírus: hotelaria deve se adaptar a cenários de incertezas

Em tempos de crise, retração, economia parada e incertezas para todos os lados, a única coisa que eu posso recomendar a todos que estão lendo este artigo é: não fique sozinho, ou melhor, esteja conectado com uma rede de amigos, colegas, família, profissionais que possam lhe dar algum tipo de apoio no seu dia a dia. Isso fará uma grande diferença na sua vida.

Como estamos aprendendo juntos a maneira de nos reinventar numa situação em que estamos vivendo, essa troca de experiências entre os hoteleiros fará com que as melhores práticas do lado de lá e do lado de cá possam ser compartilhadas.

Isso contribuirá para todos saírem mais fortes, em especial algo que eu vejo por longos anos na indústria da hospitalidade: falta de união do trade.

Sim, a indústria da hospitalidade precisa se reinventar, principalmente no que envolve união e trocas das melhores práticas.

Como eu me preparo para isso logo ali na frente?

Geralmente os hoteleiros são otimistas, mas conheço muito investidor pessimista e aqui eu trago realidades sem me preocupar em massagear ego de ninguém.

O fato é que nesses tempos de situações adversas, ausência de fluxo de caixa, demissões em massa, hotéis não voltando mais à sua realidade, outros nem voltando mais, fechando literalmente suas portas, é necessário em caráter obrigatório estar 1000% aberto para tomar decisões extremamente difíceis na sua operação hoteleira.

Uma observação que está às claras a todos nós neste instante é que esta crise é volátil, ou seja, todo dia é uma caixa de surpresa totalmente diferente do que você viu ontem.

O amanhã já muda tudo e tudo é decisão de curto prazo que você tem que tomar.

Já falei aqui em outros artigos que seu planejamento de 2020 é para ser jogado fora ou colocado num quadro para daqui 20 anos você lembrar de que estabilidade não existe.

A lição é: não saia no seu negócio tomando decisões precipitadas ou impensadas.

Prováveis cenários: fique atento a eles

O desespero e a ansiedade fazem muito mal para a sua gestão hoteleira. Bernal não é guru da hotelaria e tão pouco é futurista na indústria da hospitalidade, mas existem cenários e possibilidades que podem acontecer daqui para frente. 

  1.   Quem tem pena é galinha, já dizia um grande hoteleiro no Brasil o qual admiro muito, ou seja, corte o que tiver que cortar, reduza o que tiver que reduzir. Agora é o momento de você garantir a sua sobrevivência e, sim, estamos novamente falando de caixa. Imagine que seu hotel está em coma neste período.
  2.   Sabe aquela máxima de você antecipar os seus sonhos? Nem que seja financiado por 50 anos? Então, cuidado com esse risco, essa decisão pode levar seu negócio mais rápido para o buraco.

Antes eu queria aumentar a minha ocupação, ou melhorar a minha diária média, ou ter mais eficiência na minha rentabilidade, agora é 1000% preservar o seu caixa – patrimônio em geral.

Alguém que chegou até aqui, consegue prever até quando vai essa pandemia? Crise? 6 meses? 1 ou 2 anos?

Ninguém sabe, mas o que todos dizem e de fato acontece é que isso em algum momento vai passar, assim como tudo passa na nossa vida e com isso oportunidades virão em massa.

Não adianta inventar moda ou focar em outras situações. O foco agora é sobreviver. Sua empresa pode ter 5, 10, 30, 50, 100 anos, uma a cinco gerações, como de fato é a hotelaria no Brasil.

Portanto, preservar isso por mais longo prazo é realmente zelar pelo seu patrimônio.

Invista em quem está com você na crise

Os artigos e livros que escrevo não têm certo ou errado, e só coloco na íntegra aquilo em que eu acredito. Se eu pudesse registrar algo que futuramente fosse útil para o seu negócio, eu faria um exercício de continuar investindo na capacidade intelectual do meu time, das pessoas que estão comigo nesta crise, proporcionando a elas mais propósito, mais engajamento atrelado à cultura da minha empresa.

Talvez você nestes meses de pandemia não tenha comemorado pequenas vitórias e avanços com seu time. Faça isso. Só o fato de você não fechar seu hotel “eternamente” já é uma grande vitória junto com sua equipe.

 Veja o que está acontecendo no mercado, receitas caindo drasticamente, clientes retomando lentamente, em especial durante os finais de semana, em função do segmento corporativo ainda não ter voltado 100%.

  • Fórmula que todos nós sabemos de trás para frente: reduza seus custos fixos, equipes ou investimentos em marketing, por exemplo.
  • Gestores estão diariamente explicando o inexplicável de forma muito transparente aos investidores – o apoio dos acionistas à gestão é fundamental. Aqui o pilar básico já sabemos que é a confiança entre as partes, base de tudo, não é?
  • Para quem tem caixa, investidores de peso, estão olhando futuros negócios, novas operações hoteleiras, em especial aquelas que de alguma forma estão performando mais do que as outras – Pode ser uma oportunidade, não?

 Aqui também já falei em outro artigo sobre a transformação digital das operações hoteleiras, que já começou muito antes da pandemia. Aproveite para atualizar suas operações, mas não aquela maquiagem fake que muitos fazem por ai.

O hóspede, aquele que mantém o seu negócio em operação, já sabe o que é bom e o que não é bom. Essa crise veio para nos dar um tapa na nossa cara, vamos acordar, sair da zona de conforto, vamos reaprender e nos reinventar nos nossos negócios. Não ignore a inovação e tão pouco a tecnologia.

Esse é o nosso momento para analisarmos com detalhes o nosso core business na integra. Como de fato está o seu negócio, continua valendo a pena? Conseguimos sobreviver mais 2 anos? E se vier uma outra pandemia, como será?

 Se você não sabe, cuidado com as decisões que está tomando neste momento.

 Sou ou estou hoteleiro e não gosto de gente? Esse é o momento ideal para você repensar a sua carreira. Para quem não se enquadra aqui e realmente escolheu a hotelaria como sua verdadeira carreira, este é o momento ideal para você se aproximar ainda mais da sua equipe e principalmente dos seus hóspedes.

Crie experiências incríveis 

A chave do sucesso? Crie melhores experiências para ambos (funcionários e clientes). E o resultado você já sabe.

Não importa se estamos em pandemia, crises ou qualquer outra situação, esteja focado e faça o que tiver que fazer, continue acreditando que tudo passará e logo veremos uma grande luz no final deste túnel imenso da vida.

Falar ou escrever é muito fácil, o duro é agir na prática, mas é melhor ser otimista e ter muita empatia com tudo o que está à sua volta.

Paciência, estratégia e muita solidariedade. Ajude muito para ser ajudado quando necessário.

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