Pular para o conteúdo

Conheça o tipo de trabalho que importa na hotelaria

Você sabe responder qual trabalho faz a diferença no setor da hotelaria? E isso vale também para outros segmentos. Muitas vezes reflito sobre isso. Já participei de diversos eventos sobre hotelaria e constato que poucos conseguiram responder a essa questão.

Mas, ao longo de mais de duas décadas no setor, essa experiência já me permite vislumbrar que um dos fatores mais importantes (senão o mais importante) no trabalho em hotelaria é fazer a vida do outro melhor, ou seja, ter dedicação às pessoas. E, quando falamos de hotelaria, esse universo é imenso para atender. Temos desde os nossos próprios colegas de setor e de outras áreas, gestores, supervisores, terceirizados e, claro, os hóspedes.

E, nesse mundo chamado gestão de pessoas, chegam algumas questões dos profissionais, que vou procurar elucidar para que a forma de encarar o trabalho se modifique. Espero que o modelo mental de quem atua na hotelaria – e mesmo no mercado em geral – possa ser transformado a partir dessas reflexões.

Eu me dedico tanto e não sou reconhecido

O que acontece normalmente é que estamos habituados a ser medianos, medíocres, na acepção da palavra. Segundo o dicionário, a palavra medíocre ou mediano, que são sinônimos, “que não é bom nem mau, médio”. E muitos profissionais se conformam em ser medianos, quando o que o mercado busca são profissionais excepcionais, os fora da curva, os excelentes. Nessa escola da vida, que é o mercado corporativo, não basta tirar a média para passar de ano. É preciso mais: mais dedicação, mais trabalho, mais suor, mais superação.

Então, fica a lição: execute com excelência o seu trabalho e será considerado um bom colaborador. E a partir daí provavelmente crescerá e terá maior visibilidade na sua área de atuação. Mas desde que tenha coragem para arriscar, trilhar caminhos que superem as expectativas da organização e suas lideranças. Ouse mais, seja muito mais dedicado e corra riscos.

Questão para sua reflexão: o que você está fazendo de diferente para que a empresa ou o gestor note e valorize sua presença na corporação?

Já se passaram vários anos e quero desistir

Noto que muitos profissionais querem resultados rápidos. Sinto decepcionar quem pensa assim, mas nenhum grande gestor ou líder chegou onde está com um passe de mágica. Quem quer mesmo vencer na carreira, independente de qual área seja, precisa ter foco, disciplina, dedicação e fazer escolhas que nem sempre são positivas. Quer crescer na hotelaria? Vai ter que sacrificar o fim de semana. Quer ser um grande chef de cozinha? Natal e Ano Novo é a grande oportunidade de aprender ou passar em família. Você tem oportunidades todos os dias para aprender e se desenvolver na profissão. O que não podemos é nos acovardar e nos esconder atrás dos nossos crachás.

Questão para sua reflexão: A escolha é sua. E o resultado também.

Já estou muito velho para isso

Esse discurso já não serve mais para os dias atuais. Estamos vivendo mais, a medicina avançou e, com isso, é bem provável que nossas organizações tenham mais profissionais sêniores com mente jovem. Por isso, mantenha o espírito jovem e inovador para propor ideias, entregar além do que você prometeu. Você tem uma capacidade, um potencial brilhante, mas pode ser que sua insegurança impeça sua visão.

Você precisa enxergar possibilidades em tudo na vida. Com isso, poderá vencer obstáculos, superar seus limites. Tenha atitudes e corra risco, busque se desenvolver todos os dias e tenha consistência para obter os melhores resultados.

Questão para sua reflexão: Jamais desista. Estude, avalie, pense.

Concentre-se em realizar o seu melhor, não seu mediano. Entregar mais do que te pediram. Apresentar soluções mais do que levar problemas. Torne-se esse profissional de maneira consistente, 365 dias do ano, com disciplina e foco, fugindo da procrastinação e de conversas de bastidores que não levam o bom profissional ao topo. E seja feliz no que você realiza. Quem está ao seu redor com certeza notará.

Faça um comentário