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Como desenvolver empatia nos negócios

O que a empatia tem a ver com os negócios, ou, no caso aqui, o que a empatia tem a ver com a indústria da hospitalidade? Como hotelaria trabalha com gente, logo a empatia tem tudo a ver com o nosso negócio.

O que tem que ficar mais do que claro a todos os hoteleiros é que não importa o quão tecnológico ou inovador seja o seu negócio, hotel / resort. Precisamos obrigatoriamente trazer as pessoas para o centro de qualquer processo que decidimos implantar em nossas operações hoteleiras.

O óbvio precisa ser dito e precisa ser mostrado na prática, principalmente pela gestão, ou seja, ter empatia nada mais é que saber identificar as necessidades dos outros em todos os aspectos. Olha que desafio interessante, básico e obrigatório em nossas vidas diárias. Só não enxerga quem não quer.

Quem faz a indústria hoteleira ter sucesso são as pessoas

A indústria da hospitalidade já era muito desafiada antes da Pandemia. Agora então será ainda mais questionada frente a inúmeras responsabilidades e obrigatoriamente ter que superar as expectativas, necessidades em geral não apenas do seu hóspede, mas agora, mais do que nunca do seu time, da sua equipe, dos seus funcionários, parceiros em geral, fornecedores, investidores, proprietários e acionistas.

Aos gestores, proprietários, investidores, gostaria de registrar aqui neste artigo que quem faz sua empresa a ter sucesso são seus funcionários, todas as pessoas que compõem o seu hotel / resort. Sem seu time, você não é nada. Diante desta afirmação com propriedade de quem vive a hotelaria por mais de 25 anos, sem as pessoas, você não consegue absolutamente nada.

Veja quantas situações importantes que envolvem a empatia na sua empresa e tudo isso impacta diretamente no resultado que você quer entregar. Engaje as pessoas, valorizem as pessoas, cooperem com todos do seu time – É o mínimo!!!

Atitudes diárias de empatia

Aos meus 24 anos me tornei o principal executivo de uma operação hoteleira, ou seja, o gerente geral em todo este processo de empatia é o número 1 nesta busca incessante de ter empatia com todos à sua volta. E o que isso tem a ver com o meu desenvolvimento e crescimento na minha carreira?

Tenha atitudes diárias de empatia pelas pessoas à sua volta. Essa também é uma das principais habilidades deste executivo hoteleiro. Se você não aprender a se colocar no lugar do outro, sua carreira poderá se tornar menos prazerosa, pois eu afirmo que a interação com as pessoas é fundamental e quem mais ganha com isso são as pessoas que buscam ter esta empatia diária junto com você.

Neste exato momento, a hotelaria está tentando sobreviver, abrir e pagar suas contas. Tarefa muito difícil diante de uma pandemia. Veja quanta empatia os executivos precisam ter diante de tantas responsabilidades. Tomar decisões difíceis, estar presente mesmo enfrentando essa doença invisível, ouvir, ouvir e ouvir muito tudo e a todos, criando conexões com todas as pessoas do seu convívio diário.

Pandemia exige flexibilidade do executivo

As pessoas são diferentes e graças a Deus que isso de fato é assim. Esse é o grande diferencial do profissional em ser capaz de compreender esse outro, e criar situações para melhorar cada vez mais a comunicação interpessoal para entregar melhores resultados para a sua empresa.

Para o profissional suportar essa carga emocional que obrigatoriamente colocaram em nossos ombros, o grande diferencial que vai muito além de qualquer outra situação é ter muita empatia, flexibilidade para transformar suas atitudes e condutas junto às pessoas que fazem parte do seu dia a dia, transformando a mentalidade de todos na busca pela alta performance.

Se você não sabe ou não quer ter empatia nos dias de hoje, tome cuidado, pois sem empatia os resultados do seu negócio serão diretamente afetado na sua companhia.

Profissionais inteligentes de gestão sabem atrair, desenvolver e tentam ao máximo que seus profissionais busquem permanecer em suas operações mesmo recebendo algumas propostas de outras empresas. Esse é um desafio imenso, pois custa caro o que eu acabo de falar aqui. Tempo e inúmeros investimentos e recursos nos profissionais.

Saber se relacionar é a chave para manter seu time coeso

A empatia nas negociações antes da pandemia, durante e não futuramente e sim AGORA, JÁ, NESTE MOMENTO da retomada é considerada uma das principais competências da gestão dos presentes/futuros hoteleiros.  Fácil né? O Hoteleiro é obrigado a olhar para seus problemas diários sob diversos pontos de vistas diferentes, visando obviamente esse olhar empático para melhorar o seu resultado.

Um bom executivo hoteleiro sabe se relacionar e saber se relacionar é a chave para você se manter no seu negócio através de uma gestão profissional. Não estou aqui dizendo para os hoteleiros aceitarem e concordarem com tudo, mas que tenham personalidade e equilíbrio emocional para errar menos em suas decisões, mas colocando sempre esse olhar empático no seu negócio.

Não é tarefa fácil, mas não estou aqui conversando com amadores, estou falando para profissionais que buscam a alta performance nas suas empresas. Aqui reúno alguns conselhos ao longo dos meus anos como gestor:

  • Prepare-se sempre, tenha parâmetro e indicadores – escute primeiro, fale depois;
  • Com muito respeito, empatia e educação, questione tudo e a todos, pergunte, escute e depois se posicione com profissionalismo.
  • Você, eu, ninguém sabe tudo ou é o dono da razão, procure entendimento mútuo entre as partes;
  • Mesmo que você aplique empatia, tem muita gente do outro lado que nem sabe do que eu estou falando aqui, ou seja, problemas sempre existirão na sua gestão com ou sem empatia. O fato é que com empatia o número de problemas tende a ser mais leve se melhor aplicado e conduzido no seu hotel / resort.
  • Ter empatia não é ficar dando palpites, achismos ou distribuindo conselhos por aí.
  • Ser ou ter empatia hoje com esta pandemia é ajudar as pessoas, cuidar de todos, clientes, funcionários, parceiros, fornecedores e acionistas.
  • Ingrediente indispensável para uma gestão profissional é ter empatia na sua essência. Chega de falar bonito e não fazer o que é certo.

Você e seu time são os únicos que podem criar e ter um impacto positivo na gestão do seu negócio aplicando na prática a empatia, trazendo diariamente para a organização o que mais precisamos neste momento – CONFIANÇA

Clientes felizes disseminam seu nome

Não basta você entregar apenas uma experiência memorável aos seus hóspedes. Agora, mais do que nunca, ele precisa de SEGURANÇA E CONFIANÇA, assim com seus funcionários e todos à sua volta.

Nos Estados Unidos, utilizamos muito o conceito de que se seus hóspedes estão felizes tornarão clientes mais fiéis, levarão o seu nome para outras pessoas e empresas e contarão sobre como se sentiram enquanto hospedadas no seu hotel / resort.

Faça isso na prática, demonstre sua empatia, e esteja preparado, pois as chances de você errar no dia a dia diminuirão e sua empresa ganha um destaque acima da sua concorrência, isso é fato.

A empatia na nossa profissão se faz presente toda hora, pois impacta diretamente em nossa inteligência emocional. Faça uso dela sem moderação e com autenticidade.

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