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Como atrair colaboradores com olhar de dono

Como fazer com que seu time de funcionários tenha a atitude tão sonhada de dono do negócio? Ter essa postura, atitude e conduta de dono deve ser um dos principais requisitos da sua empresa.

Um grande executivo, empreendedor hoteleiro, sempre me dizia: “Bernal, um olho no peixe o outro no gato…Bernal é o olho do dono que engorda o gado”. Essa é frase clássica que muitos devem usar no seu dia a dia de qualquer negócio.

Ter atitude de proprietário

Eu carrego esse ensinamento para a minha vida.  Nada mais é que: “Bernal, cuide do meu negócio como se fosse o seu negócio”. É o ganha ganha. Ter atitude de ser proprietário, ser dono, ter sentimento de dono.

Essa é a mentalidade que 100% dos funcionários da sua empresa devem ter. No caso de quem trabalha com hotelaria, este pensamento deve ser replicado nos 3 turnos, 24 horas por dia, 365 dias no ano.

Faça isso, implante isso e tenha isso na sua empresa e verá seu negócio decolar, prosperar garantindo consistência nos seus investimentos e patrimônio adquirido tudo com muito trabalho por longos anos.

Implante a mentalidade de crescimento entre seus colaboradores 

Nenhum hoteleiro abre um negócio, um hotel, resort ou rede para não atingir no mínimo seu ponto de equilíbrio. Exemplo: Se você tem um prédio de 100 quartos, você quer que os 100 quartos estejam devidamente ocupados por seus clientes e não 40% de tudo o que você planejou e investiu.

Garanta estabilidade, lucro e crescimento responsável fazendo com que seu time, sua equipe tenha essa mentalidade de crescimento, desenvolvimento – de dono do negócio.

O que é atitude de dono?

Muitos me perguntam: “Bernal, mas na sua visão o que é ter atitude de dono? E como eu faço para implantar isso na minha empresa, no meu hotel, resort ou rede hoteleira?”

Tudo pode começar no ato da contratação, na integração que você realiza antes deste funcionário ao entrar na sua empresa.

Sua empresa teve um início, um começo, uma ideia, um sonho que envolveu projetos, estudos, planejamento e muito investimento, não apenas financeiro.

Esse seu projeto, empresa, seu sonho deve ser transferido para cada um que está por entrar na sua empresa. Esse novo funcionário tem que entrar na empresa como se ele tivesse participado disso em algum momento.

Você tem que transferir esse seu sonho, seu amor, sua paixão pela empresa, pelo projeto para cada novo funcionário da sua empresa e também para aqueles que já estão na empresa com você por longos anos.

Se a empresa cresce, todos crescem

O que precisa ficar claro e transparente a todos é que se a empresa cresce, todos crescem e todos ganham. Você precisa fazer com que seus funcionários não estejam na sua empresa apenas por um meio de sobrevivência ou um emprego para pagar suas contas no final do mês.

Fazer com que seu time acredite no negócio assim como você acredita. Fazer com que todos possam ter atitudes de dono, ajudar a cuidar da empresa e, com isso, crescer, aprender e se desenvolver junto com a empresa.

Antes de contratar, avalie, faça testes, analise 

Não contrate pessoal para tapar buracos ou por indicação apenas de a ou b. Faça testes, avalie, analise e cuide com quem você coloca dentro da sua empresa.

Já ouviu falar em funcionário “bomba”? Uma hora ele explode dentro da sua empresa lhe causando um grande problema, transtornos enormes e tudo por falta de não observar e fazer o trabalho de casa antes deste entrar.

Mesmo fazendo isso, o risco existe, mas talvez você erre menos buscando apresentar seu projeto e demonstrando que aqui todos trabalham em prol do sucesso da empresa – sentimento e visão de dono do negócio.

A responsabilidade não é do RH ou do líder, gestor, chefe de departamento ou apenas do gerente geral ou diretor. A responsabilidade é de todos. A gestão do negócio responde por esse sentimento de pertencimento de cada profissional que atua na empresa.

Derrubar silos: todos são responsáveis por tudo 

No dia a dia de qualquer empresa, independente de qualquer segmento, há inúmeras cobranças, pressão por resultados, metas, vendas, redução de despesas, custos, melhores performances, satisfação de clientes e por aí vai.

É cansativo, óbvio, mas de alguma forma o gestor precisa trabalhar essa mentalidade criando situações que motivem as pessoas a entender que faz parte das responsabilidades de cada um fazer sua parte cada vez mais bem feita.

Derrube silos, aquele sentimento de que “não é minha função”, “não é o meu departamento” ou “não fui contratado para isso”. Essa mentalidade deve sumir das empresas e esse exemplo dever vir de cima para baixo. Todos devem ter esse olhar de cuidar da empresa no todo. Todos são responsáveis por tudo.

Confiança, um ingrediente valioso

À medida que sua empresa cresce, mais reuniões, encontros, treinamentos você precisa ter e aplicar junto às pessoas. Lembre-se que você precisa alinhar e alimentar diariamente essa cultura de atitude de ser dono do negócio.

Assim você terá inúmeros braços caminhando junto a você, valorizando e investindo no seu sonho. Com isso, você terá mais tempo para ter um novo planejamento estratégico de novos investimentos no seu negócio.

Trabalhe a confiança, a transparência o trabalho em equipe. Ninguém é melhor do que ninguém e todos nós temos telhado de vidro. Elimine fofocas de corredores, trabalhe para que seu time seja único em prol da empresa.

Seja transparente e abra indicadores à sua equipe 

Portanto, cuidado nas contratações e principalmente forme um time de donos. Não tenha medo de abrir indicadores as suas equipes, informe, treine e invista neles. Traga seus colaboradores para bem perto de você.

Essa é a cultura que todos devem ter e disseminar na empresa. Trabalhe a comunicação transparente. A empresa deve se importar com as pessoas na prática e ajudà-las em tudo que estiver ao alcance da empresa.

Esse sentimento de se importar com o outro é fundamental para o crescimento e valorização das pessoas na sua empresa. Acima de tudo, funcionários que carregam esse sentimento de dono não precisam ser mandados. Pense nisso.

Esse é o segredo de uma empresa que prospera e cresce com consistência. Permita e dê autonomia para seu time. Reconheça e valorize a criatividade, as ideias e sugestões. Promova feedback construtivo. Fomente isso na sua organização. Todos devem ser ouvidos.

Crie, desenvolva e estipule objetivos para sua equipe e acompanhe, monitore, direcione, pegue na mão se for o caso, mas confie que no final farão o melhor para sua empresa. No final, o trabalho se torna mais agradável e divertido a todos.

Aqui algumas dicas do que já vivi e testemunhei na hotelaria: 

  • Faça integração com 100% dos funcionários: todo funcionário que entrar na sua empresa precisa saber da cultura e da história da empresa na integra – idealizadores, fundadores, acionistas, investidores, proprietários e gestores.
  • Todos devem demonstrar interesse por tudo na empresa e não só o seu departamento.
  • Fome de aprendizado e conhecimento devem ser uma das características do seu time.
  • Provoque que todos conheçam e saibam dos objetivos da companhia, apresente indicadores e abra a empresa a todos.
  • Dê autonomia e liberdade com responsabilidade a todos.
  • Trabalhe às claras, seja transparente e dê acesso imediato a tudo e a todos.
  • Valorize e reconheça e não culpe os erros e falhas, fracassos, pois faz parte do aprendizado de todos.

 Por fim, invista muito tempo e energia e faça com que seu grande time tenha esse sentimento de dono. Você verá resultados acima da média e terá mais produtividade, mais motivação e interesse das pessoas pelo sucesso do negócio.

Esse é o segredo que não deve ser segredo a ninguém…é só colocar em prática que o resultado vem. Cuide das pessoas na sua empresa e elas cuidarão da empresa.

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