Pular para o conteúdo

Autorresponsabilidade: chave para uma vida de conquistas

Por mais óbvio que certos conceitos pareçam, é justamente o óbvio que precisa ser lembrado todo dia, incessantemente. Por isso, hoje vou falar sobre o que presencio desde o início da minha carreira em hotelaria, que é a autorresponsabilidade.

Ela é a chave para uma vida de realizações e conquistas. E sabe por quê? Você é o único responsável pelos resultados que tem alcançado. Parece difícil de acreditar, já que trabalhamos em equipe e o seu resultado pode depender do outro, mas é você quem toma as decisões no dia a dia.

Escolha como será seu dia

Ao se levantar, hoje ainda, você ganha mais um dia e é nesse dia, no aqui, agora, no presente, que você tem, sim, condições de escolher como será seu dia. O multimilionário Bill Gates, criador da Microsoft, diz que ele escolhe o que pensar. Isso significa que ele tem o controle para guiar seu destino, assim como você. Seja em qual área você atue, você pode preferir achar tudo muito ruim, reclamar de tudo, viver se lamentando, fazendo o papel de coitadinho e que a vida não lhe deu nenhuma oportunidade, ou pode também fazer o contrário.

Não culpe a sua falta de atitude, a sua limitação, sua frustração,  o seu fracasso no outro. Não adianta culpar ninguém. Mas não fique de braços cruzados. Erramos todos os dias. Costumo dizer que quem não erra é aquele que não faz. Porém, erramos mais ainda quando ficamos dependentes de alguém, seja da sociedade, do mundo, do governo, enfim, do outro, esperando que eles resolvam a sua vida e seus problemas.

Resiliência é saber agir de forma racional e menos emocional

É claro que tudo à volta exerce influência sobre nós. A opinião do outro te enfraquece? Te deixa desmotivado? Triste? Infelizmente não tem para onde fugir, porque a vida é feita de se relacionar com o outro, seja no trabalho, no convívio social, familiar ou conjugal.

Mas, tendo resiliência para ter um comportamento diferente do que você foi formatado inicialmente, as chances de não adentrar nesse jogo de conflitos, vitimismo ou de apontar culpados é grande.

Agora me responda: a vida é realmente sua ou de outra pessoa? Problemas todos nós temos, pequenos, médios, grandes, graves, muito graves. E, diante deles, uns se lamentam mais, outros menos, mas então qual é a solução? Quantos de nós realmente saímos da zona de conforto atrás de soluções? Pela minha experiência na área hoteleira, poucos fazem.

10 dicas de ouro para você assumir autorresponsabilidade

Acredite: você não terá tudo na vida. Por isso, invista naquilo que te faça feliz e que realmente seja necessário para a sua vida, como família e amigos. Assuma seus erros, falhas, assuma suas responsabilidades e, especialmente, reconheça seus erros, porque eles nos fazem evoluir e fazer diferente da próxima vez.

Para finalizar, deixo aqui alguns conselhos que adoraria receber se eu estivesse iniciando minha jornada:

  • Fale menos e ouça mais
  • De sugestão ao invés de ficar só criticando
  • Seja positivo, porque de pensamento e energia negativa o mundo já está farto
  • Pare de achar que está tudo errado, que ninguém presta e que você é o melhor do mundo
  • Pare de achar culpados e ajude , arrume , limpe , conserte
  • Se um erra na empresa,  todos nós erramos
  • Todos nós em algum momento somos fracos, uns mais, outros menos, mas todos nós erramos todos os dias
  • Deixe de ser coitadinho, vítima das pessoas e das situações. Esse é um dos itens mais importantes para ser autorresponsável
  • Seja honesto, íntegro, ético,  faça o que é certo é dê o seu melhor
  • No mundo corporativo, ninguém terá pena de você. Aliás, quem tem pena é galinha!

Faça um comentário