Pular para o conteúdo

Aplique essas 7 estratégias para diferenciar seu negócio

Em um mundo tão competitivo, nem sempre é fácil gerar diferenciação para o negócio, seja hoteleiro ou no ramo em que você atua. 

Em geral, olhamos para os concorrentes e nos retraímos, imaginando que a grama do vizinho é mais verde. No entanto, eu penso o contrário: se estamos no mercado é porque somos diferenciados por querer fazer algo diferente, diferenciado, único.

O que é diferenciação

Mas o que seria diferenciação? Na conceituação clássica de marketing, diferenciação é a maneira como a empresa quer ser percebida pelo cliente em virtude de suas vantagens competitivas.

Essas vantagens estariam centradas nas seguintes características, como segmentação do mercado, com atendimento a um nicho específico e não plenamente satisfeito pela concorrência, posicionamento em relação ao seu mix de marketing (produto, preço, promoção e distribuição).

Indo além da definição do termo em si, para gerar diferenciação, o gestor precisa ter, em primeiro lugar, carta branca para mexer no negócio se este não for o seu próprio.

Afinal, o reposicionamento da companhia exige muita confiança na gestão que deverá adotar um modelo em sua atuação focada na transparência.

7 dicas para você gerar diferenciação

Conforme a minha vivência, elenco 7 estratégias essenciais para você gerar diferenciação no seu negócio. Não há uma mais importante do que a outra, mas o conjunto de todas elas.

  1. Foco no cliente

Se você cria um negócio que não tem uma proposta de valor, afirmo que você não atrairá novos clientes e não manterá os atuais. Não irá vender ou melhorar sua rentabilidade. E mais: você terá problemas financeiros. Faça algo que seu concorrente não faça ou faça o que ele tem, porém muito melhor.

  1. Liderança pelo exemplo

Diariamente eu caminho pelo complexo hoteleiro, converso com todos os funcionários possíveis. Muitas vezes tomo meu café, almoço e faço meu jantar no refeitório dos funcionários.

Lá eu tenho a oportunidade de falar com quem vive a operação hoteleira junto com os hóspedes, os funcionários da base.

São eles que podem ajudar a gestão a enxergar aquilo que não se vê atrás da mesa do seu escritório apenas olhando indicadores.

Essa é a minha forma de atuar: busco liderar pelo exemplo. Não tenho e nunca quis ter secretários ou assistentes. Penso que se eu quiser beber água, por exemplo, vou até a casa de chá onde todos estão.

Aliás, aqui fica uma reflexão: como você fala para sua equipe que tem que estar junto ao cliente se você só fica no escritório?

  1. Cada macaco no seu galho

Aqui vai uma orientação ou, como queira, um conselho ao dono do negócio. Eu quero ser gestor da empresa ou eu quero ser investidor, acionista, dono da companhia?

Explico: muitas vezes sendo gestor você acaba destruindo o lado investidor, do crescimento, da rentabilidade, da eficiência. Escolha um papel e deixe o executivo cuidar do negócio, cobre dele resultados, estratégias, projetos, etc.

  1. Só não erra quem não ousa

Não tenha medo de errar e ouse, avance, busque sua resiliência e tenha muita disciplina.

Entregue sempre o seu melhor, como satisfação, encantamento e dê mais do que o cliente comprou por meio da excelência na prestação de serviços.

Além disso, gere confiança no investidor, acionista, seja transparente, sem surpresas. Não importa se são notícias boas ou ruins, o acionista deve ser o primeiro a saber.

  1. Reinvenção constante

Esse recado é para você, gestor: é essencial incutir na sua equipe a vontade de focar nas transformações da sua empresa.

Alerte seus funcionários sobre a necessidade de se movimentar para que não sejam engolidos por outras pessoas melhores e mais comprometidas.

A reinvenção é constante e essencial à medida que você amplia a visão da sua equipe, de todos os funcionários.

  1. Não tenha medo de mexer na equipe

O trabalho da gestão é orientar a todos em prol do negócio, obtendo as informações necessárias para entender as reais necessidades dos funcionários em benefício da empresa e de todos.

Aqui relembro uma passagem da minha carreira no início da minha gestão, a de sentir necessidade de rever equipes de todos os níveis.

É um processo moroso, polêmico e de muitas dificuldades quando uma empresa precisa tomar esta atitude em benefício da sua sobrevivência.

Pergunto a você: o profissional que você está trazendo para dentro da sua empresa irá nos levar em frente? Ajudará em todos os nossos objetivos considerando todas as nossas estratégias? O que mais vejo nas organizações é a dificuldade de tirar as pessoas das posições.

  1. Um olhar de fora sempre ajuda

Certo ou errado, aqui deixo a minha recomendação como gestor e hoteleiro: busque novas fontes de consultoria para o seu negócio nos diversos estágios que a empresa se encontra. Você precisa ampliar sua visão periférica do negócio. Por isso, deixe o ego de lado e trabalhe com gente melhor do que você!

Quando você assume uma gestão, muitas coisas precisam ser feitas. Você precisa tomar decisões no negócio de forma rápida. Isso acontece o tempo todo, no meu caso que é a hotelaria e hotel não fecha, são decisões que demandam a todo instante. Líderes devem ter para com a empresa e para com o mercado que atuam uma visão empreendedora, estratégias e zelo pelo seu time.

Conclusão

Seja qual for o seu ramo de atuação, tenha muita convicção do seu papel na empresa e de que os verdadeiros patrões são os seus clientes, o seu mercado.

Por isso, gerar diferenciação é estar em elevada consideração por quem busca sua solução, seja ela qual for. Ser diferenciado é iniciar o dia com a atitude de fazer o seu melhor e isso envolve seu propósito, sua capacidade de contagiar sua equipe de forma positiva e sua disciplina e foco. Simples assim.

Faça um comentário