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Adote essas 5 novas competências para 2020 e se diferencie da multidão

O próximo ano está se aproximando e o que acontecerá com a indústria da hospitalidade? É desafiador prever e quem dera se a vida fosse acompanhada de uma bola de cristal para que pudéssemos estar preparados com uma certa antecedência.

Porém, como gestores, temos como missão sempre acompanhar as tendências do mercado e a evolução, não só da área hoteleira, como de outros setores do mercado global como um todo. De pronto, dá para dizer que vai haver o que ocorre normalmente todos os anos, ou seja, a dança das cadeiras, que é de praxe neste segmento.

Capacidade de adaptação

O setor hoteleiro vive em constante transformação. De forma lenta, mas em expansão no mercado nacional . O que temos ciência de  tudo o que acontece em relação a este segmento é que tudo vai continuar mudando. Por isso, a flexibilidade e a adaptabilidade ganham força, peso e muita importância para o profissional de hotelaria. Mas vou além. 

Para quem ocupa cargo de gestão, é importante registrar que deverá estar ainda mais preparado em termos de habilidades para o próximo ano.

Essas mudanças se fazem necessárias e são justificadas pela nova era em que tudo a nossa volta em boa parte está sendo automatizada e isso impacta em tudo, mas em especial na economia.

Habilidades para se diferenciar na multidão

Do meu ponto vista, cito algumas habilidades que todo profissional de prestação de serviços possivelmente deva utilizar em 2020 , seja em maior ou menor importância.  


1. Gestor de “problemas complexos”

Eu chamo também esse profissional de administrador de “situações adversas na hotelaria”. Na minha visão, esta competência é a principal habilidade que o executivo deve ter, pois ela está cada vez mais sendo exigida pelas empresas hoteleiras não só no Brasil, mas no mundo. Com a constante mudança, evolução e crescimento da economia, essa habilidade está no topo do seu preparo para lidar com estas situações e criar de forma rápida uma solução para o negócio ao qual está envolvido. 

 

2. Pensar e agir de forma racional e crítica

Infelizmente não se aprende isso em nenhuma cadeira da faculdade, seja qual for a área de conhecimento. Esse pensamento exige maturidade e muito equilíbrio emocional. Acredito que essa seja também uma das principais habilidades de um profissional completo. Sabendo pensar e agir de forma racional, ele terá a capacidade de realizar uma comunicação clara com todos à sua volta. Trabalhar na hotelaria ocupando uma posição estratégica exige inteligência de fazer as perguntas certas e enxergar o que os outros não veem, pois é problema atrás de problema para ser resolvido diariamente. Seja lógico, racional, porém tenha muita empatia para conhecer a cultura da empresa e sugerir junto com seu time alternativas que vão favorecer o negócio. A combinação disso tudo gera profissionais de valor. 


3. Ousadia e criatividade

Sabe aquele profissional marionete que diz amém para tudo? Cuidado, pois acredito que profissionais devem ser mais criativos e mais ousados sempre respeitando seus pares, hierarquia, mas que tenham visão e opinião própria para se beneficiar com atitudes positivas de todas estas transformações que ocorrem nas empresas. Essa habilidade tem muito espaço na hotelaria. Afinal, como criar diferencial em um mercado que beira à commodity? É aí que ousadia e criatividade são bem-vindas como competências para 2020. 

 

4. Entender de pessoas

Não tem jeito , você precisa aprender a trabalhar com pessoas, você depende delas. Por isso, gestão de pessoas na indústria da hotelaria é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. O gestor obrigatoriamente tem que ter essa habilidade ou capacidade de motivar as pessoas, de desenvolver e identificar pessoas com capacidades distintas, de saber cobrar, sim, mas com firmeza e não grossura como se vê por aí. Na minha visão, essa sem dúvida é o coração de qualquer negócio hoteleiro. 

 

5. Maturidade, empatia e inteligência emocional

Vamos ser sinceros aqui: o brasileiro é muito emotivo, sim ou não? Eu acredito que a nossa cultura é muito diferente da Europa e dos Estados Unidos.

Portanto, o executivo tem que saber lidar muito bem com esta cultura para não ser engolido pelo sistema, principalmente para um mercado de hotelaria patrimonialista que supera 90% do mercado nacional.

Senão me falha a memória, essa matéria não tem nas escolas, colégios, cursos técnicos, faculdades e universidades em geral.

Acredito que ainda está muito distante de ser aplicada nas instituições. Por outro lado, a gestão das emoções é fundamental dentro da cultura do brasileiro. Se você tiver condições e equilíbrio emocional formado, estruturado, sem dúvida você será um profissional disputado pelas empresas hoteleiras, pois conseguirá transmitir serenidade sem perder o equilíbrio. Empresas hoteleiras precisam de profissionais com esta maturidade. O negócio agradece.

E você, qual habilidade quer desenvolver para 2020?

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