Nesta quinta-feira, dia 17/09, às 17 horas, Nilson Bernal participa do lançamento do livro “LIDERANÇA DA ALTA GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE”, onde ele figura como um dos autores assinando um dos capítulos da obra.
O objetivo da publicação é justamente lançar uma reflexão sobre o tema crise que, cá entre nós, não sairá das nossas pautas tão cedo, e boas práticas para que as empresas possam liderar e se espelhar.
Recorde brasileiro como o livro com maior número de autores de alta gestão
De acordo com o RankBrasil Recordes brasileiros, Nilson Bernal foi reconhecido pelo recorde brasileiro com o livro com o maior número de autores de alta gestão (117 executivos).
Tendo a coordenação biográfica de Cristiano Lagôas, da editora Alta Gestão, a obra lança luz sobre esse momento em especial da pandemia e do futuro que vamos encontrar.
Mais ainda: todos nós, autores e executivos do mercado, damos contribuições sobre como se reinventar nesse período, condução de liderados sob nossa responsabilidade no sentido de preservar as famílias que dependem de nós, assim como a sanidade de todos que estão enfrentando essa fase da nossa história.
Manual de boas práticas para orientar negócios
O livro é um verdadeiro manual de boas condutas, tanto de boas práticas com o capital humano quanto para orientação dos negócios. Eu sempre digo que o bom marinheiro não se conhece em momentos de águas tranquilas, mas naquelas turbulentas e mais desafiadoras. Você é que tipo de marinheiro?
Durante vários meses, desenvolvi alguns artigos sobre esse momento em que estamos vivendo. As várias reflexões estão contidas no capítulo onde abordo em especial o setor hoteleiro e as consequências para todos os envolvidos nesse segmento, que vai do vendedor de camarão na praia ao garçom, passando pela camareira e pelo gestor comercial da empresa.
O que vem por aí
Algumas observações que devem permanecer permanente ou temporariamente no setor hoteleiro. Não é clarividência, é visão de gestor que vive e respira esse segmento 24 horas e 365 dias.
Distanciamento social: escrevi um artigo abordando a questão do distanciamento social como padrão que vem para ficar na hotelaria. Isso significa dizer que, tendo distanciamento, a ocupação dos hotéis será menor e, consequentemente, o faturamento. Seu negócio está preparado para isso?
Turismo regional: em um artigo sobre a pandemia que paralisou a hotelaria, esclareço que no “novo normal”, você verá mais pessoas viajando de carro e com receio de viajar de avião. Por isso, quem vai ganhar com isso é o hotel regional, aquele que fica a alguns quilômetros de sua casa, para um fim de semana ou em um feriado prolongado. Isso já está ocorrendo e você verá isso especialmente nas festividades de virada desse ano.
Business Intelligence é tudo: uma consequência pós-pandemia é adotarmos procedimentos em que teremos menos contato físico entre as pessoas. Não chegaremos a ter um recepcionista robô, mas quanto mais automatizadas forem questões como check in e check out, melhor será a experiência no que se refere à segurança de contato. Elaborei um artigo especialmente sobre a estrutura de TI para superar a crise e dar mais tranquilidade ao hóspede.
Plano de contingência: todo negócio, não só o hoteleiro, precisa ter um plano de contingência. Você tem o seu? No artigo sobre análise das consequências da pandemia, analiso o poder do fluxo de caixa para suportar a crise.
Reinvenção constante: talvez uma das maiores lições dessa pandemia seja a reinvenção constante do negócio. Precisamos estar dispostos a sair da zona de conforto. Nada será como antes. É preciso ter a mente preparada para um novo mindset de se fazer negócios. Em um artigo, questiono que nenhum planejamento estratégico poderia prever o que vivenciamos em 2020. E ali elenco algumas alternativas para que possamos ter atitude de aprendiz sempre.

@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.