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6 regras de ouro para você se capacitar na hotelaria

As pessoas que me acompanham, seja por meio dos livros que já escrevi, artigos que publico periodicamente, entrevistas ou redes sociais sabem um pouco sobre a minha vida pessoal e profissional.

Na minha trajetória profissional, sempre gosto de registrar que sou fascinado pela leitura e recomendo aos brasileiros que leiam. Infelizmente, nosso Brasil não tem o hábito da leitura, o que ao meu ver é lamentável, pois é uma fonte rica de aprendizado também.

Observe os europeus e os americanos, que leem de 3 a 5 livros por mês. E nós? Apenas 1 livro por ano e olhe lá… E por que estou provocando isso neste artigo? Porque foi através da leitura que consegui também abrir a minha cabeça, expandir o meu conhecimento e conseguir falar de todos os assuntos possíveis. Portanto, não adianta apenas realizar cursos sem dedicação, sem esforço.

A capacitação também deve vir através da leitura, estar com a cabeça aberta para novos aprendizados. E aqui citarei algumas situações macros daquilo em que eu acredito para que um profissional hoteleiro possa crescer e se desenvolver com consistência.

Uma vez garçom, sempre garçom
Uma vez camareira, sempre camareira
Uma vez recepcionista, sempre recepcionista

Você vê algo de errado nisso? Muito pelo contrário. São escolhas que fazemos em nossa vida, ou seja, cada um escolhe o caminho que quiser. Em muitos casos, é possível que o gestor promova o garçom a se tornar gerente de A&B e o profissional se frustre, porque o que ele mais gostava de fazer era ser garçom. E está tudo bem com isso.

Porém, uma vez que você decide crescer e crescer de forma transparente, sem puxar saco, sem puxar o tapete de ninguém, com humildade e muito trabalho , você pode trilhar caminhos para se chegar a cargos de alto escalão. Se você quiser.

Um exemplo: você pode começar como garçom e ir a gerente geral. Isso leva a um caminho de ganhar mais, ter novas responsabilidades, status, prestígio, ser reconhecido como exemplo de gestão e por aí vai.

Eu respeito as escolhas e decisões de todos. No meu caso, eu escolhi sair daquele “mundo” através, é claro, do incentivo da minha mãe, ou seja , resolvi pagar o preço para crescer, me desenvolver e conseguir uma vida mais digna.

Se você almeja mesmo crescer, aí vão as minhas orientações caso queira pagar o preço e chegar a uma posição estratégica de liderança em 2020.

1. Honestidade e muito trabalho

Eu particularmente e até por experiência própria não acredito em receitas mágicas ou segredos do sucesso que transformem a pessoa do dia para a noite em gestor. Serão anos de muita luta, trabalho e dedicação. Esteja pronto para isso. 

Tem gente que não quer crescer e está tudo certo, cada um na sua. No meu caso, é natural a busca pela ascensão profissional e crescer honestamente, de forma idônea e gradativamente mediante a dedicação e meritocracia.

2. Estudo é fundamental 

Estude, faça uma graduação e, se possível, emende uma pós ou, no caso da hotelaria, faça cursos específicos que envolvam sua área de atuação dentro de um ambiente hoteleiro.

Isso é fundamental para a sua carreira e principalmente para você conseguir chegar ao topo de forma consistente. O óbvio que todos nós já estamos carecas de saber é que o mundo está em constante mudança, o que exige de nós, profissionais, estarmos antenados e realizando um acompanhamento profundo sobre tudo o que acontece no mundo dos negócios e todas as demais áreas que possam afetar a nossa profissão.

Recomendo também que você converse com gente que sabe o que está falando e sabe o que acontece ao seu redor, está atento aos fenômenos e às dificuldades da nossa área e, principalmente, como enfrentá-las. Isso só é possível se você estudar, ler, pesquisar, frequentar cursos, palestras, convenções. Em suma, se atualize ou o mercado te engole.

 3. Autoconhecimento e autoavaliação

Em particular, é essencial que você busque uma autoavaliação para se tornar um grande hoteleiro, reconhecido e valorizado.

Busque também o autoconhecimento, porque é preciso conhecer o seu estilo, seu perfil, sua forma de atuar nas empresas e, em especial, com as pessoas.

Pode não parecer, mas é importante você também se conhecer. Como eu fico quando passo por um momento de grande preocupação, de grande stress? Sabe aquela velha máxima do autoconhecimento? Sim, isso poderá lhe ajudar a chegar a uma posição com mais propriedade. Busque uma metodologia em que você realmente acredite e não faça isso por modismos ou porque seu amigo fez.

Falo isso em especial para você entender da área comportamental, de inteligência emocional, de como as pessoas esperam receber feedback, como liderar pelo exemplo, como saber o perfil comportamental do seu colaborador para extrair dele o máximo potencial e assim por diante.

4. Conheça novas culturas e agregue conhecimento

Através de muito trabalho e rodeado de boas pessoas e com uma equipe fantástica, sempre pude atingir os melhores resultados em todas as empresas que tive a oportunidade de trabalhar.

Com isso, pude viajar para boa parte de outros países, em especial nos Estados Unidos. Naquele país, tive contato com novas culturas, pessoas e situações. Essa prática de viajar fará você crescer e aprender ainda mais.

Culturas diferentes podem lhe ajudar em vários aspectos, a começar pela empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro e compreender melhor sua forma de pensar e agir, ser maleável e respeitar a individualidade do outro.

Viajar para outros lugares e países servirá para você ampliar suas possibilidades existenciais. Tente aceitar o outro como de fato ele é e com isso crie oportunidade de aprender com ele.

As pessoas sempre têm algo a ensinar. E hotelaria é trabalhar com gente do mundo inteiro, concorda?!

Veja quanta oportunidade de agregar novos conhecimentos você tem, seja com funcionários, mas principalmente com hóspedes.

E, claro, aprender outros idiomas poderá ser fator decisório para o seu crescimento. Lembre-se disso.

 5. Lide com o ego e evolua

O que falo agora não tem o intuito de ofender ninguém, mas temos que lidar com muito ego no nosso dia a dia. E sabe como superamos o ego? Tendo uma cabeça aberta, sendo sempre aquele copo vazio sempre disposto a aprender. 

Uma das características de uma pessoa cabeça aberta é primeiramente transformar o seu ego em novas oportunidades de aprendizado e evoluir com isso.

Se for necessário, dê um passo para trás. Isso não é demérito. Muito pelo contrário. Lembre-se que um bom hoteleiro de cabeça aberta está sempre antenado às novidades do mercado.

Lembra que eu te falei das leituras? Hotelier News, Revista Hotéis, Panrotas, entre tantas as oportunidades e possibilidades. Você é capaz de sair da zona de conforto, fugir da mesmice. Quebre barreiras e inove buscando conhecimento sempre. Conhecimento é poder.

6. Seja uma pessoa colaborativa em qualquer lugar

Para ser um executivo hoteleiro, você precisa antes ter passado por outras experiências e se você quer ser exemplo, você precisa obrigatoriamente ser uma pessoa que colabora com as outras.

E isso se aplica a tudo e não apenas ao hotel, resort ou empresa que você trabalha. Hoteleiro, bom hoteleiro, excelente hoteleiro significa ser uma pessoa, um profissional que colabora, que pratica a empatia, a honestidade, a gentileza e, principalmente, a resiliência.

Um profissional hoteleiro pode transformar um ambiente caótico, num ambiente harmonioso e muito voltado para colaboração.

 

Desejo que o seu ano seja de muitas transformações, evolução e crescimento. Com a sua dedicação, eu sei que será!

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