Pular para o conteúdo

Tomada de decisão: estratégias que deram certo para mim

Deixo para você algumas decisões que tenho tomado ao longo da caminhada na indústria da hospitalidade.

Não há certo ou errado e sim apenas aquilo em que eu acredito ser melhor para a minha vida. 

Sou cofundador da BymSchool e saí da periferia de Foz do Iguaçu para continuar tentando ganhar o mundo. Conheça um pouco mais sobre as decisões que eu tive que tomar para ir um pouco mais além desde a minha primeira fase empreendedora de vender melancias na periferia.  

É, sim, possível superar suas dificuldades e atravessar várias barreiras que a vida nos apresenta, no meu caso em especial sociais e econômicas.

E, sim, o empreendedorismo é um dos caminhos para sair de onde você nasceu (no meu caso um deles foi a hotelaria).

Espero que, se a minha trajetória possa inspirar pelo menos uma única pessoa, já me sentirei feliz por tocar o coração de um ser humano. Continuo buscando formas e alternativas e sempre estando ao lado de grandes exemplos de empreendedorismo no Brasil.

Uma hora vem o sim

De tanto tentar, uma hora vem o SIM, porque todos nós ao longo de nossas vidas temos que saber administrar os NÃOs da vida que não são nada fáceis. 

Não importa no que você já empreende ou pretende empreender, o que você precisa ter no seu coração e nas suas atitudes é que suas decisões devem impactar a vida de muitas pessoas pelo Mundo. 

Minha infância passou de forma muito simples e sempre tenho buscado um lugar ao sol e isso se chama nunca desistir das oportunidades.

Lutas diárias

Desde criança, moleque, garoto, piá da vila, sempre me destacava por ser muito perseverante nas minhas lutas diárias.

Sempre estudando e com livros nas mãos, aluno de escolas públicas seguindo meu caminho com orientação da Dona Margarida. Longe de ser um gênio e tão pouco considerado um aluno brilhante, sempre continuei preservando nos meus objetivos.

Aqui começam minhas decisões e uma delas foi nunca desistir e continuar empreendendo em mim mesmo, nas minhas escolhas e carreira na hotelaria.

Eu sempre pensava e continuo pensando: o que eu preciso colocar em prática, executar, para tornar real todos os projetos que visualizo a longo prazo? Com isso, aos poucos vamos percebendo que os nossos sonhos vão muito além da falsa segurança que achamos ter nos empregos da vida.

Você quer pagar o preço?

Por isso, aqueles que querem pagar o preço devem tomar decisões difíceis nas suas vidas. Faça o que for fazer, mas pense grande no seu projeto. 

Se você tiver capacidade de enxergar a dor do seu mercado, e tiver alguma sugestão para esta dor, você rapidamente irá se destacar na sua área de atuação. 

Quem me conhece um pouco melhor em especial durante toda a minha trajetória na indústria da hospitalidade sabe da minha capacidade de liderança, influência no meio e, principalmente, fazer com que as empresas através das equipes possam entregar grandes resultados.

Isso eu chamo de valorizar sempre o aspecto humano no mundo corporativo.

De todas as decisões que tive que tomar ao longo da minha vida profissional, cometi vários erros, mas nunca, em hipótese alguma, decidi desistir dos meus sonhos.

Os erros fazem parte do nosso processo de aprendizado e não posso ter o direito de me cansar de nada. 

Não desista nunca

Não se preocupe tanto, você vai sobreviver. O grande milagre de tudo isso é não desistir para superar todas suas crises e/ou decisões erradas. Volte atrás, pare, dê um passo atrás, corte situações e coisas, custos, despesas e reajuste seu caminho até o mar ficar mais calmo. 

Tomar decisões erradas faz parte. Mas o fundamental é tentar se antecipar a esses momentos.

Eu vejo sempre crise e decisões erradas como um sinal de oportunidade e aprendizado na minha vida. Bernal sempre se reinventa, cresce e aprende com as cagadas (desculpe o palavrão hehe). 

Por isso, o aprendizado e o desenvolvimento nunca param. Fiz merda de novo? Bom, vamos para o próximo objetivo que é arrumar, consertar, aprender, evoluir e seguir…

Atualmente estou nos Estados Unidos à frente de alguns projetos e o que registro a todos que chegaram até aqui é que se você está em algum projeto, faça de tudo para que a sua operação funcione sem a sua presença.
Sua empresa funciona sem sua presença física?

É isso mesmo, no mundo corporativo, chamamos isso de governança corporativa, mas aqui entre nós, papo reto é: faça suas empresas, seus negócios, sua gestão funcionar sem que você precise estar presente 24 horas fisicamente, entendeu? 

Para ser mais direto com vocês todos: trabalhe de forma estratégica. Forme pessoas e tente sair da operação de qualquer negócio, porque essa será sua grande conquista. 

À frente de um dos meus projetos como co-founder & CEO de uma plataforma de ensino voltado para a indústria da hospitalidade, o que jamais quero perder é a minha essência. Quero continuar aprendendo e compartilhando conhecimentos e aprendizados e a capacidade de lidar com riscos é, sem dúvida, um dos maiores diferenciais de um executivo, hoteleiro, empreendedor. 

Pontos de reflexão que trago a você que busca empreender na sua carreira na hotelaria ou seguir outros caminhos, mas que de alguma forma é ou será empreendedor.

  • Entenda tudo sobre o seu negócio, estude seu mercado e empreenda em áreas que já atua (Hotelaria por exemplo). Talvez você erre menos e comece certo. E esteja ciente que você deve ser mão na massa.
  • Questione, reflita, pense, pare, analise, volte, refaça suas estratégias, valores SEMPRE.
  • Amigo e amiga da hotelaria, não se acomode. Saia todos os dias da sua zona de conforto, se é que me entende. 

 

Faça um comentário