Nos meus 25 anos de atuação em hotéis e resorts, tenho absoluta certeza de que cada dia é um aprendizado diferente, pois neste ambiente hoteleiro você tem condições de aprender muito, seja com seus funcionários, fornecedores e principalmente com hóspedes do mundo inteiro.
Cada empresa, hotel ou resort tem sua cultura e formas diferentes de atuar no negócio.
Há empresas hoteleiras que não aceitam, por exemplo, os pets em suas operações, enquanto outras são o que chamamos de PetFriendly.
Lares brasileiros possuem 139 milhões de pets
E, já que estamos falando deste assunto, discorro neste artigo sobre algumas percepções que tenho sobre “investimento”. É um assunto polêmico, pois muitos divergem desta percepção.
Muitos animais de estimação nos dias de hoje são tratados como membros da família e seus donos fazem de tudo para mantê-los sempre por perto. Só para você ter uma ideia: existem no Brasil 139 milhões de animais de estimação, segundo dados do IBGE.
Porém, em algumas situações, como viagens para hotéis, por exemplo, nem sempre é possível levar o pet, pois não são todos os hotéis que aceitam hospedá-lo.
Pensando nisso e no crescente número de bichos de estimação no país, muitos empreendimentos hoteleiros passaram a permitir a acomodação do animal junto ao hóspede.
E isso tem se configurado um excelente diferencial competitivo. Dentro desse contexto, eu tentarei aqui apresentar de forma muito macro minha percepção sobre este investimento do mercado pet no Brasil e como os hoteleiros podem se preparar para receber animais de estimação em suas instalações.
Opção estratégica é da empresa
É bom lembrar que esta é uma opção muito pessoal da empresa, do empresário, dos hotéis. Ao longo da minha vida e em especial na carreira de hotelaria eu observo que os animais de estimação podem contribuir para que as pessoas se sintam melhor no aspecto emocional do dono.
Sendo assim , esta proximidade com o seu animal poderá se tornar muito próximo e se tornar um amigo, por que não? Ficar longe do seu pet poderá se tornar um problema.
Diante disso, há muita demanda para os hoteleiros que queiram investir neste segmento. Acredito eu que o Brasil deva ser um mercado em franca expansão para tal investimento.
Além da dificuldade por parte da hotelaria, há também a situação do transporte do animal , sejam eles por voo ou rodoviários.
Diferença entre hospedagem pet e pet friendly
No Brasil existem várias cidades que aceitam hospedar animais de estimação. Porém, tome cuidado , pois há grande diferença entre a hotelaria que permite a hospedagem de pet e a hotelaria Pet Friendly.
O primeiro permite a hospedagem sem qualquer investimento na adaptação para receber seu pet, sem qualquer serviço etc. O segundo já estará mais preparado para te receber como deve ser. Este é o mais recomendável, pois saberá tratar do seu animal de estimação. Este diferencial irá conquistar muitos clientes .
Divulgue seu nicho sem receio
E mais: existem hotéis que aceitam pet, mas não fazem qualquer tipo de divulgação com receio de causar constrangimentos a outros clientes. É importante você saber qual público você quer atingir no seu negócio.
Nos Estados Unidos, por exemplo, essa modalidade é muito comum no ambiente hoteleiro. Se você, hoteleiro, está disposto a realizar este investimento é uma questão de adaptação ao seu hotel.
Cuide para que esta adaptação seja rigorosa ao ponto de não errar com o outro cliente e crie um ambiente onde você possa atender a todos de maneira satisfatória. Minha outra recomendação é que se implantem obviamente regras claras para quem tem o animal e para quem não gosta disso, assim todos possam ficar mais tranquilos durante suas estadas .
Outro detalhe importante é que clientes que têm deficiência visual não podem ser barrados pelos hotéis mesmo que estejam com seu cão-guia. É lei e um direito de andar com o seu cão-guia.
Dicas do Bernal para os hoteleiros
- É importante que nós, hoteleiros, de fato tenhamos conhecimento sobre os cuidados necessários, para que possamos orientar nossos clientes desde já no ato da reserva. Com isso, a chance de ocorrer problemas durante a hospedagem tende a diminuir.
- Todos os funcionários devem saber fornecer informações aos hóspedes de como transportar o seu animal dentro do hotel e da mesma forma como orientar os clientes que queiram transitar na cidade com eles.
- Táxis ou carros por aplicativos devem ser comunicados da necessidade de transporte de animais. Caso contrário , fica a reflexão pois existe demanda para tal.
- Hotelaria deve ter REGRAS e OBRIGAÇÕES para donos de Pets.
- Informe quais objetos não podem ser utilizados por animais (como toalhas, etc) e que produtos danificados no empreendimento serão cobrados.
- Deixe claro e informe o local apropriado para o animal fazer suas necessidades e se há lixeira específica para depositar os dejetos.
- Informe se há serviços específicos para os pets, quais são e os custos, caso não estejam inclusos na diária.
- São situações básicas , mas que muitos hotéis ainda não deixam claro para os seus clientes gerando ausência de comunicação no ato do check-out.
- Informar se há local específico para dar banho no Pet.
- Proprietários de pet devem possuir uma bagagem apropriada do animal para andar pelo empreendimento onde possa armazenar água, comida, brinquedos, remédios, ração, roupas, etc.
- É recomendável ao hoteleiro solicitar o atestado de saúde ou certificado sanitário, emitido por um veterinário, para comprovar que o animal está com boas condições de saúde antes de entrar no seu hotel.
- Aqui é para agregar valor ao negócio: se você quer mesmo fazer um dono de pet feliz ofereça simples atrações para que o pet possa também estar integrado a suas experiências e memórias.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.