O pior pesadelo para um líder é, creia, demitir alguém. Não há maior mal estar do que o dia em que é preciso mandar alguém embora da organização. Essa atitude contradiz o que significa ser líder na prática, que é desenvolver pessoas e fazer com que elas ganhem cada vez mais espaço na empresa.
No entanto, chega um momento em que é necessário demitir. Mas vamos lá: para você, a demissão é uma decisão unilateral da empresa ou o colaborador contribuiu de alguma maneira para que essa situação fosse inevitável?
Eu já atuei dos dois lados do balcão: como líder e como liderado. Por isso, quando atuava na condição de liderado, eu sempre busquei aprender com quem me liderava, independente do gênio, do comportamento ou da inteligência emocional que geralmente nos causa por vezes alguma espécie de rejeição. O meu pensamento sempre ia no sentido de que o profissional líder sabe mais do que eu e, por isso, vou extrair o máximo de aprendizado para minha própria ascensão. Nesse sentido, uma das minhas dicas para não ser demitido é humildade, porque sempre aprendemos com as pessoas.
Valorização, reconhecimento e respeito são via de mão dupla
Afinal, uma empresa, especialmente na área da hotelaria, é feita de gente, de pessoas que precisam ser valorizadas, reconhecidas, respeitadas. Para que isso ocorra, deve-se ter educação, empatia e, principalmente, respeito, tanto do líder quanto do liderado. É uma via de mão dupla e, se essa conta não fecha, muitas vezes a incompatibilidade de se trabalhar junto fica evidente.
Em todas as empresas nas quais trabalhei, sempre fui muito bem tratado, mesmo antes de ocupar cargos de liderança. Esses exemplos eu busco aplicar na minha forma de fazer gestão, porque, no meu entendimento, todos são importantes, são dignos de ocupar suas posições, cada qual com suas responsabilidade.
Tenho o dever de respeitar as pessoas que trabalham comigo e tratá-las com carinho, cuidado e atenção, porque são elas que cuidam dos hóspedes e da empresa como um todo. Sem elas, não existe hotelaria. Você já parou para pensar nisso?
Sinto-me no dever de oferecer um ambiente de trabalho bom, saudável e agradável, proporcionando aos membros da equipe conforto, transparência, honestidade, chances de crescimento e valorização na carreira.
Autorresponsabilidade: somos nós os responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso
Ao líder, cabe reconhecer, valorizar e buscar alternativas de ajudar o profissional. Caso contrário, ele não é digno de ocupar o cargo que foi confiado na gestão hoteleira. Agora, se você não se sentir valorizado na sua empresa, no seu trabalho, melhor sair e escolher outro hotel, empresa, rede. Ninguém está fazendo favor a ninguém: somos pagos para trabalhar. Porém, deve existir respeito e valorização nessa relação. Assim, todos ganham e o negócio evolui.
Portanto, somos responsáveis pelo sucesso ou fracasso. Por vezes os colaboradores pensam: “meu chefe não me valoriza”. Ou “quero fazer parte de algo grande, por onde começo?”. Esses e outros pensamentos povoam diuturnamente a mente dos profissionais em hotelaria. Em outra direção, impõe-se refletir sobre o comprometimento dos profissionais, visando a consolidação e o progresso na carreira hoteleira.
Eu acredito que ninguém demite ninguém. Você mesmo “se demite” dia a dia. Necessário, portanto, é se afastar de pessoas que só sabem reclamar. Melhor não ter vínculo com pessoas que não assumem seus erros. Conheci muita gente na hotelaria, no mundo todo, e posso afirmar que ninguém demite ninguém a não ser a própria pessoa.
Dicas para viver bem no trabalho
Está cheio de chefe que passa adiante suas responsabilidades? Difícil, mas faça sua parte que, com certeza, uma hora ou outra a verdade aparecerá.
Adote uma atitude de autorresponsabilidade. O mundo profissional está repleto de gente que transfere a culpa aos chefes, colegas de trabalho, hóspedes, empresa…
A parte técnica e o comportamento são relevantes, mas sua conduta deve ser exemplar e coerente dia após dia. Monitore seu comportamento diariamente para que este seja favorável no ambiente profissional, porque desrespeito é inaceitável. Por fim, busque se aperfeiçoar e ser dono da sua própria carreira. Só você é responsável por suas ações e consequências. A gente colhe aquilo que plantou, uma lei universal. Que essa lei lhe dê exatamente na medida do seu esforço, do seu trabalho em equipe e da s
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.