Diariamente em vários canais online tenho tido a oportunidade de aprender com grandes players de mercado, pensadores, executivos de alto nível e empresários do mundo inteiro sobre o momento atual.
Diante de tudo isso, volto meu olhar para o nosso segmento hoteleiro. Muitas perguntas se passam na nossa cabeça, mas na era que denomino A.C. e D.C. (Antes do Coronavírus e Depois do Coronavírus), precisamos nos reinventar como profissionais, enquanto a hotelaria também terá que repensar seu planejamento daqui para frente, especialmente em Tecnologia da Informação. E explico por quê.
Tecnologia só da boca pra fora
Quando se fala em tecnologia, logo pensamos que os empreendimentos hoteleiros (todos) estão tecnologicamente preparados para essa virada de chave obrigatória. Como exemplo, posto aqui um vídeo bem curioso – e emblemático – do que vivemos nesses tempos de Coronavírus sobre a tecnologia ou a dificuldade com a mesma.
Em minha profissão, tive a oportunidade de viajar para vários hotéis, sejam eles independentes, redes nacionais e internacionais, e para a minha surpresa em algumas operações hoteleiras nem o wi-fi estava funcionando direito. A rede de wi-fi assemelha-se à foto desse artigo, de objetos mal empilhados… Isso já aconteceu com você?
Agora vamos nos colocar no lugar de uma administradora de hotéis, em especial do executivo mais importante que o empreendimento hoteleiro tem – o Gerente Geral. Este executivo representa seu hotel para a administradora que o contratou, para a sociedade, para os investidores, proprietários, acionistas etc.
Investimento na infraestrutura de TI deve ser prioridade
Como bom profissional que é, ele logo percebe na sua gestão que precisa realizar investimentos em TI (Tecnologia da informação) e apresenta isso aos seus.
Muitas vezes não é aprovado de imediato pelo alto investimento ou, acredite, há situações em que alegam não ser tão importante como fazer outros investimentos em outras áreas do negócio. Sabemos que quando se trata de investimentos hoteleiros, tudo é caro.
Agora pense comigo: diante do caos que estamos vivendo, quem tem uma estrutura adequada de parque de TI bem montada, adequada com investimentos realizados para que seu hotel ou resort possa oferecer na prática uma internet de qualidade, veloz, fará toda a diferença pós pandemia / crise que estamos passando.
Eu gostaria de chamar aqui a atenção para que os proprietários, investidores, donos, apoiassem mais seus executivos quando apresentassem investimentos como este em TI, por exemplo, obviamente sempre respeitando a cultura da empresa e o momento que cada vive no seu negócio.
Oferecer infraestrutura de qualidade é agora uma premissa
O acesso ao wi-fi, ou seja, ao acesso à internet, representa nos dias de hoje praticamente o ar que respiramos diariamente. Ninguém mais vive sem internet. E mais: toda esta situação que a hotelaria vem vivendo vai levar o setor a vender eventos de forma online. Muitos já fazem isso, mas é preciso fazer com qualidade. Muitos nem oferecem wi-fi com qualidade, imagina numa situação de mudança de estratégia como a que está acontecendo no mundo inteiro?
Existem muitos hotéis no mundo que são e estão preparados com alta tecnologia (EUA, Japão, Polônia por exemplo). Pasme, robôs, tudo automatizado.
Mas estou me referindo a uma estrutura de TI preparada para quando seu cliente solicitar um evento neste nível para que você realmente esteja à altura para não perder negócios nos dias atuais.
Uma história que vivi: termo de responsabilidade
Certa vez um grande empresário me fez assinar um termo me responsabilizando sobre a internet do evento dele. Se você quiser o meu evento no seu negócio (3000 pessoas), você terá que se responsabilizar e fazer ela funcionar, pois o nosso evento será um grande conference call no mundo inteiro.
E aí? Você, hoteleiro, não estamos no tempo de dizer não, ou seja, “não quero seu evento aqui”, ou pior, “quero seu evento aqui mas não tenho estrutura adequada para suportar seu evento aqui”. Cada um sabe analisar o seu caixa, não é?
Porém, mais do que o caixa, é preciso verificar que se perdemos esse grande evento de conferência mundial, muito provavelmente outros se seguirão. Isso já é conhecido por você ou pelos hotéis nos quais você atuou?
Crise é tempo de oportunidade
Esse investimento em TI é de vital importância ainda mais agora. Conheço boas, excelentes empresas sérias de TI que fazem um trabalho maravilhoso. Posso citar uma no Brasil, a VEGA IT, que entrega um parque de tecnologia mais do que adequada para atender o seu hotel ou resort. Fica o exemplo da necessidade deste investimento.
Recomendo fortemente que você invista em tecnologia nas suas empresas, nos seus hotéis ou resorts. Tudo para melhorar a estrutura para atender à sua demanda de negócios e não perder qualquer tipo de eventos que dependam de TI com alta qualidade.
Você deve estar se interrogando diante desse período de Coronavírus como é possível pensar em tecnologia ou investimentos. É justamente nas situações de crise que surgem oportunidades.
Que melhorias podem ser feitas para você ser o primeiro hotel a sair da crise causada pela pandemia? Quais os principais gaps que seu negócio apresenta? Como é a sua estrutura em TI e também na área de Business Intelligence para apoiar vendas online?
Tudo isso para você refletir: você já deu o salto necessário para sobreviver ao D.C. (Depois do Coronavírus)?