Deve haver alguma situação histórica ou algo que possa nos explicar o motivo pelo qual essas palavras são raramente pronunciadas pelo cidadão brasileiro: não e obrigado.
Será que isso tem a ver com falta de educação? Ou não querer ser grosseiro, indelicado ou desrespeitoso com alguém? Baixa autoestima talvez?
Sinceramente, estou aprendendo muito sobre isso aqui nos Estados Unidos. Estou trabalhando em vários projetos e em um deles parte da minha dedicação é falar com as pessoas do mundo inteiro, onde pessoalmente tenho a oportunidade de levar a elas conhecimento através de uma plataforma de idiomas.
Confesso a vocês que nunca recebi tantas e tantas devolutivas sem que as mesmas sejam diretamente com a palavra NÃO. Diante disso, resolvi escrever esse artigo para juntos tentarmos entender o real motivo do brasileiro NÃO conseguir falar NÃO, obrigado. São raras as exceções dos brasileiros que conseguem falar NÃO.
“Pode contar comigo” é um “não” disfarçado
Um outro ponto que observo muito é a expressão “sim, pode contar comigo”, Essa é uma das formas de quem está lhe ouvindo tentar de alguma forma ser agradável, mas esse SIM agradável está disfarçado de “não, não conte comigo na prática”.
O SIM é só uma forma de você tentar ser gentil com a pessoa, mas que na prática, após o contato, tudo isso vira palavras ao vento, vira pó.
Seria tão honesto se o NÃO estivesse mais presente entre as relações. Isso evitaria perda de tempo e energia desnecessárias, não é verdade?
Como é que nós, brasileiros, podemos resolver esta situação do NÃO? Ser politicamente correto é tão cansativo e desgastante para nós mesmos, não acha?
Dizer não é saudável e necessário
E aí é um festival de desculpas e dá para enumerar a quantidade de desculpas que vem logo à frente. Dizer NÃO de forma educada é saudável e necessário para não criar expectativas nas outras partes envolvidas.
É uma questão de educação, sinceridade e transparência e não criar qualquer sentimento de ficar esperando a outra parte se pronunciar. Essa falta de confiança ou ter a incapacidade de dizer NÃO é um caso muito sério no Brasil.
Qual é a explicação para isso acontecer de forma tão gritante todos os dias?
Talvez culturalmente seja por não querer ser “indelicado” ou “magoar” o outro dizendo NÃO, mas dizendo SIM, conte comigo, porém na prática zero ação, de nada ajuda. No meu entendimento, é lamentável essa postura e eu reprovo 100%.
Já escutaram essa? “Sim, conta comigo!” ou “TMJ meu irmão, o que precisar estou por aqui!”. Por isso, dizer NÃO é libertador e necessário.
Um não para o outro é um sim para você
O que eu tenho observado ao longo da minha experiência é que chega a ser massacrante para muitas pessoas que NÃO conseguem dizer NÃO.
O ser humano sofre mesmo e diz SIM para satisfazer momentaneamente determinada situação para se “livrar” do que lhe foi solicitado como ajuda, apoio, etc, Mas um não para o outro é um sim para você.
Porém, o pior ainda está por vir… A pessoa desaparece com receio de ser “cobrado”, o que seria tão mais fácil se tivesse sido sincero, transparente em apenas dizer NÃO.
Essa falsa pressão convive conosco 24 horas para sempre estarmos dispostos e dizer SIM para tudo. É um case que rende muitos livros para falarmos, pois a sociedade “impõe” algo que não somos e jamais seremos – PERFEITOS.
Por isso, fale a verdade e diga NÃO sem peso na consciência. Sinceramente, ninguém aguenta estar sempre disponível para tudo.
Essa necessidade de ser aceito por tudo e todos eu realmente reprovo 100%. A minha dica é para que você seja autêntico, mesmo que as circunstâncias mudem.
Máscaras sociais
Se eu disser NÃO, serei excluído de determinado grupo de “amigos”. Está tudo bem, que venha o próximo grupo. Já notei que você não está vivendo a sua vida e sim tentando agradar outros que muitas vezes nem vale a pena.
Escrevi um livro sobre a indústria da hospitalidade e num dos capítulos eu cito a tal da máscara que colocamos todos os dias (é o nosso uniforme profissional social) para trabalhar na hotelaria e em outros segmentos também.
Essa máscara está presente todos os dias e é um grande teatro muitas vezes. Cuidado para você não se anular como pessoa e profissional em prol de ser aceito pela “sociedade”.
Acredito que não deva ser algo apenas racional, assim como é aqui nos Estados Unidos.
Americano fala NÃO na “lata”, e isso é incrível, pois você já tem a resposta na hora. Deve haver outros fatores envolvidos em tudo isso que ainda vou descobrir.
Fui atrás de mais “sim” do que “não” na minha vida
Durante, a minha infância eu recebi muitos NÃOS e isso afetou muito meu aspecto emocional, mas ao longo da minha vida pessoal e profissional fui conquistando muito mais SIM do que NÃO, e esses momentos foram extremamente importantes na minha vida.
O que é receber um NÃO diante do prêmio que está por vir? Essa frase eu carrego comigo todos os dias, pois, se a vida fosse uma festa, com certeza em vários momentos ela “esqueceu” de me convidar.
Acredito que a capacidade de dizer não depende muito da forma como você culturalmente foi criado e isso realmente pode afetar sua vida para sempre.
E isso poderá afetar e gerar sofrimento. Essa falsa sensação de agradar o tempo todo tem que ser eliminada da sua cabeça.
Saiba que dizer NÃO pode ser considerado um cuidado conosco e com o outro. Para nós, ao dizer não nos libertamos de obrigações que nos é imposto pela falta dessa capacidade.
Para os outros, é uma sinceridade e uma transparência que também vai libertá-lo para que possa buscar um sim em outro alguém que não seja você. Pense e aja sobre isso.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.