Eu me deparo sempre com profissionais que me perguntam se é possível ao líder motivar alguém. E digo que o executivo, seja em hotelaria ou em qualquer outro segmento profissional, deve abraçar a ideia de buscar servir ao máximo de exemplo junto à sua equipe.
Os funcionários precisam ser inspirados para poder entregar mais do que se espera deles. Por isso, acredito que a inspiração através do exemplo, somado à motivação diária, podem contribuir para que sua equipe seja mais produtiva.
Como criar um ambiente motivador
Para criar um ambiente propício à motivação, o gestor precisa antecipar as tendências do mercado e trazer para a companhia uma visão de resultados. Sugiro que você fale com seus funcionários e sua equipe, porque o diálogo constante é fundamental para o sucesso de qualquer projeto dentro da empresa.
Atualmente, ninguém segue outra pessoa se não souber o motivo pelo qual está executando determinada tarefa. Portanto, envolva e faça com que as pessoas participem da empresa. Seu time tem que acreditar naquilo que você fala e faz.
Toda e qualquer liderança demanda um investimento pessoal muito grande, buscando um objetivo e trilhando um caminho junto com seus talentos dentro da organização.
Gestão portas abertas
Por isso, nada de esconder dados estratégicos. É preciso falar abertamente, adotar uma gestão transparente, integrando e valorizando a todos. Isso é fundamental para a sustentabilidade do negócio. No momento em que você fortalece a cultura do diálogo de forma ampla e irrestrita, com respeito às diferenças, passamos a vivenciar o bom relacionamento e isso é tudo numa organização. Isso inclui adotar uma gestão portas abertas, receber as sugestões, saber tirar proveito das críticas feitas de maneira criteriosa e respeitosa e valorizar o que é falado por todos na empresa.
Já dizia minha mãe…
Margarida Machado, minha mãe, sempre foi um grande exemplo na minha vida. Mesmo com sua limitação e simplicidade, me ensinou a fazer o que é certo e respeitar a todos. Observo que às vezes as pessoas colocam seu cargo à frente e exigem respeito e que sejam tratados como gestores e líderes, mas, infelizmente, no dia a dia elas não praticam o que falam.
A palavra liderança requer disponibilidade para ouvir, receber as pessoas, conversar com elas, ajudar, orientar, direcionar e ter uma postura e conduta diária de acesso . Os funcionários têm que confiar no líder para poder entregar uma prestação de serviços à altura dos nossos clientes. Caso contrário não o fazem.
Líder desenvolve pessoas
Estando presidente de um grande complexo hoteleiro, não posso me permitir perder a visão de sempre me reinventar no negócio, agregando valor à empresa além do resultado financeiro, mas valorizando a capacidade e o talento das pessoas que aqui trabalham diariamente.
Meu papel requer muita responsabilidade, motivar, incentivar e provocar nas pessoas que elas são, sim, capazes de fazer mais, entregar mais, crescer e se desenvolver mais para que (caso queiram) assumam novos papéis dentro da companhia hoteleira.
Supere a si mesmo todos os dias
Um gestor hoteleiro, um líder, além de buscar ser exemplo a todo instante, deverá superar ele mesmo seu medo e sua insegurança e acreditar que, sim, vale a pena toda a dedicação e esforço na carreira, enquanto as dificuldades fazem parte de todo o processo para o seu crescimento e desenvolvimento.
A liderança precisa ser exercida hoje, agora e não amanhã. Por isso, supere seus desafios hoje, comemore suas conquistas, engaje os seus funcionários, trabalhe com os melhores, valorize quem é comprometido com o negócio, troque ou substitua quem joga contra (independente de quem o seja).
E mais: estude, leia, permita-se aprender diariamente. Você vai errar, vai tomar decisões erradas, fracassar em algum momento, mas isso é normal em qualquer carreira.
Adapte-se, assuma riscos, posicionamentos, faça, erre, invente, seja flexível , faça com que através da sua postura e conduta diária seja criado um clima de confiança na sua gestão. Isso é liderar, isso é motivar.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.