Em mais de duas décadas, Já promovi diversas mudanças na minha vida, tanto pessoal quanto profissional. Falando de carreira, já mudei de Estado, de cargo, de empresa, mas, principalmente, de mentalidade. Já dizia Heráclito, considerado o “Pai da dialética”, que a única coisa que não muda é que tudo muda.
Há vários sinais de que isso é um fato. No livro Paixão por Vencer, do executivo Jack Welch, um capítulo chamado “Até as montanhas se movimentam”, o autor afirma que se apegar ao familiar, às rotinas e aos padrões é um fenômeno próprio da natureza humana. Ele brinca que promover mudanças nas empresas parece similar a empurrar montanhas, tamanho o esforço que essa medida demanda.
Aqui vão algumas dicas de Welch para promover mudanças:
- Amarre as iniciativas de mudança a um propósito claro.
Responda à seguinte pergunta: por que a mudança é necessária e para onde a mudança está levando. - Contrate apenas colaboradores dispostos. Identifique na empresa quem são aqueles profissionais ousados, com alta dose de energia, curiosos e que olham para frente.
- Fique de olho nos acidentes na estrada. Agarre as oportunidades, mesmo as resultantes das mais sérias adversidades. Se há choro, há vendedores de lenços, entende?!
Por isso, para construir uma carreira de sucesso, é preciso sempre estar disposto a se preparar para não ser pego de surpresa. Isso demanda diariamente aprender algo diferente e inovador em nossas carreiras. Ter humildade é sinônimo de sabedoria, porque sempre haverá alguém mais preparado do que você e com isso você poderá aprender, desde que seu ego e orgulho permitam.
As melhores lembranças estão nos detalhes
Devemos nos comprometer com a criação de valor e isso envolve entender do negócio no detalhe, ir além do macro. Sou fanático em estudar cases de sucesso na prestação de serviços, porque fico motivado com a ideia de entregar o que realmente importa, tanto para os hóspedes quanto para os colaboradores.
Considero também ser importante a atitude de melhoria contínua como profissional. Dedicação constante e aprender cada vez mais vão demonstrar que você está preparado de fato para atuar em qualquer hotel do mundo. Se você pretende manter a competitividade no mercado, precisa se desenvolver, elencar suas principais prioridades como hoteleiro.
Aprenda uma coisa: ninguém motiva ninguém. A motivação é um fator intrínseco e não como o experimento de Skinner de dar uma recompensa para que a cobaia faça o que se pretende. Como profissionais, precisamos aprender que nenhum empregador do mundo será capaz de nos motivar. Será então que a empresa é que não te motiva ou você já não está motivado pela falta de desafios, algo seu e não da organização? A mudança inclusive demanda coragem para encarar o fato de que determinado ciclo de vida profissional possa ter se encerrado. E, nesse sentido, mais uma vez talvez a zona de conforto pese mais do que a energia necessária para a mudança. Pense nisso, especialmente nessa virada de ano. E seja feliz na carreira que escolheu.

@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.