Você já teve a sensação, percepção e muitas vezes de fato ouvir de alguns profissionais na hotelaria a afirmação: “Aqui sempre foi assim”. Você acaba de ser contratado na companhia, chega com muita vontade de contribuir com inúmeras idéias, sugestões e logo recebe a famosa frase: “Eu estou aqui há muitos anos, aqui sempre foi assim. Esquece que não vai dar certo. Já vi isso acontecer. Melhor não fazer, pois alguém acima de você não vai gostar.”
Está mais do que na hora de você (profissional de hotelaria), se libertar destas famosas pérolas que aparece na sua vida. Você precisa se posicionar e de fato tomar as rédeas da sua trajetória em determinado projeto que escolheu na sua vida. Não deixe que esse tipo de comportamento atrapalhe o futuro da sua carreira, do seu crescimento na hotelaria.
Não para por ai, tem muito mais. “A culpa não é minha, eu só trabalho aqui. Aqui não tem oportunidades, estou na empresa há anos e ninguém me promove. Eu não tenho oportunidades. É muito difícil. Ninguém me ajuda”. Se você costuma repetir frases como essas, talvez tenha sido acometido por um mal bastante comum. Você está contaminado pela doença do “Aqui sempre foi assim…”. Melhor você acordar para a vida e parar de fazer isso rapidamente, antes que seja tarde demais e você seja convidado a se retirar da companhia.
Quem te contrata, seja empresa, gestor, investidor, gerente, executivo, dono, fundo de investimentos, não quer suas desculpas e muito menos que você demonstre o tal do coitadinho, eu não tenho sorte e muito menos oportunidades. Livre-se desta postura medíocre e pobre de espírito. Acorde e assuma de vez uma postura de profissional que todos querem e esperam contratar. Seja um profissional que saiba resolver os problemas do dia a dia da operação do seu negócio. Elimine o hábito de dar desculpas por tudo aquilo que não deu certo ou que deixou passar sobre a sua responsabilidade. Não terceirize a sua responsabilidade e se dedique diariamente no que realmente importa na sua vida profissional. Muitas pessoas dependem do seu bom desempenho, independente da sua função ou cargo.
Depoimento pessoal: Há alguns anos atrás, eu treinava taekwondo e muay thai, foi quando num treinamento, eu torci meu joelho gravemente. Nesta época, eu já atuava na hotelaria. Fiz uma escolha de não fazer cirurgia. Pessoas próximas a mim naquela época me diziam: Você perderá movimentos importantes e ficará com seqüelas. Confesso que aquilo foi um dos piores tormentos da minha vida e pedi muito a Deus para que eu não ficasse com algum tipo de problema no meu corpo. O tempo passou, a fisioterapia foi o suficiente para me recuperar de forma lenta, mas saudável. A escolha que fiz no passado poderia ter custado bem caro, mas graças a Deus, voltei a viver normalmente e fazendo o que eu mais gostava – treinar artes marciais.
Essa situação, incidente poderia ter mudado a trajetória da minha vida, inclusive na hotelaria.
Foram muitos dias e meses dependendo da ajuda dos outros. Se eu me deixasse levar pela síndrome de que é assim mesmo, aceite e acomode-se, com certeza, não estaria escrevendo isso a vocês. A falta de amor próprio, atitude ou iniciativa é um veneno mortal para qualquer pessoa. O meu simples recado é que devemos parar de ficar apenas reclamando da vida, do chefe, do trabalho, do hotel, dos hóspedes (tenho certeza que esse sentimento envolve inúmeras pessoas) e nos livrarmos da sensação “sempre foi assim”.
Pare com isso, mude o jogo e construa uma estória, trajetória diferente para sua vida na hotelaria ou em qualquer outro segmento da sua escolha.
@nilsonbernalhotelier