As lideranças empresariais devem efetivamente dividir conhecimentos em todos os níveis. É preciso fazer com que as equipes, seus colaboradores, se sintam parte efetiva do seu negócio. Não basta falar bem e bonito. Os profissionais que fazem parte de uma equipe precisam estar unidos para o que der e vier.
Os objetivos, metas e resultados que são esperados, mês a mês, só serão conquistados se todos estiverem juntos, lutando lado a lado e buscando inúmeras formas e soluções para cumprir aquilo a que se comprometeram.
O segredo (que não é segredo e sim um grande desafio) para se manter profissionais unidos e motivados está no treinamento. Constantes treinamentos farão com que a organização obtenha consistência em seus propósitos e chegue aos resultados esperados.
O que faz uma boa organização? Ela escuta seus profissionais, entende suas necessidades
O que faz um bom gestor? Ele sabe ouvir seus colaboradores e, com isso, direcionar estratégias onde todos participam. O bom gestor não deve ter medo de trabalhar com profissionais aparentemente melhores que ele. Estar cercado de gente boa, capaz e com compromisso iguais, é saudável.
Ao gestor cabe compartilhar estratégias e táticas, fazendo as pessoas pensarem, valorizando suas ideias e sugestões. A maior satisfação de um bom gestor é observar que ao longo dos anos conseguiu ajudar a outros profissionais a se desenvolver e a crescer na sua vida profissional.
Nilson Bernal, Executivo de hotelaria.
