O número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
O que mais você vai oferecer além dos itens obrigatórios de acessibilidade e segurança?
Diante desses números, como fica a rede hoteleira para atender esse público? Independente de faixa etária, o hotel deve colocar sua vocação hoteleira a serviço dos hóspedes, por meio do atendimento e da entrega da melhor prestação de serviço possível.
Ter acessibilidade e segurança em todos os locais do hotel é obrigatório para todas as idades. Então o que gera diferencial para a terceira idade? Eu diria que sua reputação no mercado demanda muito mais do que o investimento que você faz em marketing.
Seja consistente e simples
Envolve uma postura ética, como não mentir ou omitir algo do seu hóspede: seja transparente , entregue o melhor com consistência e seja simples. Torne sua equipe e seu hotel disponíveis para o seu hóspede 24 horas por dia. Além disso, para ter valor percebido pelos hóspedes, independente da faixa etária, é essencial investir na sua equipe e atualizar seu produto.
Esse direcionamento abrange diversas estratégias. Só quem atua na rede hoteleira sabe o mundo que temos a explorar.
Dicas para atender bem seu hóspede
O setor da hospitalidade é dinâmico, uma vez que o comportamento do público muda de tempos e tempos. Aqui vão algumas orientações que considero importantes para a rede hoteleira colocar em prática junto à terceira idade e qualquer outra faixa etária:
- Mantenha seu hotel ou resort atualizado com constantes investimentos em estrutura, atrações e treinamento pessoal;
- A distribuição de demanda num negócio hoteleiro é importante. Por isso, crie alternativas para receber diversos tipos de demanda, Oportunidades não faltam para um mercado que vive em constante consumo;
- Conquiste a atenção do seu hóspede, num ambiente extremamente concorrido . Como? Sendo e fazendo diferente;
- Trabalhe seu mercado de nicho, ganhe mercado e gere demanda. Atenda todas as necessidades, seja de vantagens ou conforto, e seja competitivo;
- As pessoas viajam cada vez mais para destinos mais curtos, menos conhecidos e buscam exclusividade . Esse mercado exige muito foco. Por isso, crie valor ao seu negócio por meio de uma entrega de serviços impecáveis. No nosso caso, valorizamos todos os perfis e buscamos atrair nossa demanda através do nosso produto principal, que é a água termal;
- Tenha CRM: parece óbvio, mas nem sempre ele é feito. Por mais que o marketing atraia diferenciação, é um CRM muito bem delineado e uma área comercial alinhada com as metas;
- Promova seu negócio, seja hotel, resort ou destino. Seja inteligente e aplique estratégias na sua empresa para garantir a sustentabilidade do seu hotel.
Por fim, meu conselho a todos os profissionais que atuam na rede hoteleira ou em qualquer segmento da economia: seja um profissional apaixonado pelo que faz.
É isso que garantirá evolução na carreira, crescimento e ascensão. Isso é adotar propósito nos mínimos detalhes. É fazer com paixão e com a consciência de que essa guia mestra será responsável por reconhecimento, remuneração e realização.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.