Pular para o conteúdo

A prestação de serviços é crônica no Brasil

A prestação de serviços é crônica no Brasil.
E por que isso acontece? É mais fácil, dá menos trabalho, afinal esse negócio, esse hotel não é meu, então não motivos para que eu me dedique tanto para que algo que não é meu? Infelizmente essa é a mentalidade de muitas pessoas que trabalham com prestação de serviços, no caso aqui em hotelaria.
Sendo direto, eu afirmo em dizer que muitos hoteleiros estão ou são de fato acomodados. Eu sempre gosto de falar para as pessoas que trabalham comigo – “Cargo não quer dizer nada” – O mercado, as empresas precisam de gente com atitude e isso está cada vez mais escasso em especial quando falamos em prestação de serviços. É uma pena, não é mesmo? Cada dia é uma grande oportunidade de realizarmos algo novo, diferente, que faça com que os nossos clientes voltem e falem bem da nossa prestação de serviços.
O que fez você trabalhar com hotelaria? Você escolheu esta profissão por necessidade? Ou foi a profissão que escolheu você? Independente disso é uma grande oportunidade para você crescer e se desenvolver – faça sua escolha!
Tenho absoluta certeza que você já ouviu isso – “Não aguento mais falar a mesma coisa todos os dias” – pois é, eu faço isso a mais de 20 anos e se eu continuar na hotelaria, terei que falar isso eternamente e não tem jeito. Você está cansado disso? Não aguenta mais? Isso te gera desgaste? Frustração? Simples: TROCA DE PROFISSÃO! Faça sua escolha, siga em frente e seja feliz.
Pare de se esconder atrás do seu cargo ou seu famoso “crachá”.
Boa parte dos profissionais que atuam neste segmento de hotelaria encaram isso apenas como um emprego, ou seja, é mais uma maneira de sobreviver de forma digna neste País e sem qualquer expectativa de crescimento por não querer pagar o famoso preço de investir no seu sucesso. Isso requer muita dedicação, esforço e paciência, pois não acontece da noite para o dia. O sucesso custa caro e leva tempo.
Raras pessoas conseguem perseguir seus objetivos, ou seja, precisam buscar melhorar diariamente a sua forma de enxergar o todo. Cuidado para não ter atitudes imediatas, pois de alguma forma isso poderá impactar em um preço alto num futuro próximo.
Tenham estratégias na sua vida profissional, caso contrário dificilmente você causará algum impacto positivo na empresa o qual trabalha. Não seja mais um profissional frustrado no mercado, pois isso faz com que a sua prestação de serviços se torne medíocre. E é por isso que me refiro que a nossa prestação de serviços no Brasil vive uma crise crônica.
O seu hóspede, seu cliente que paga o seu salário merece que você dê o seu melhor. Seja digno da responsabilidade que lhe foi confiada, seja digno do cargo que ocupa e faça a diferença.
Invista em si mesmo – mantenha o olho no seu prêmio e com isso você será um profissional que o mercado irá querer junto com ele e não mais um no meio de tantos. O Brasil recebe muitos estrangeiros e acreditem, muitos ficam extremamente decepcionados com a nossa prestação de serviços e isso reflete diretamente em nossa imagem como profissionais de serviços. Passou da hora de mudarmos isso.
Tenha meta, objetivos e lute diariamente com muita perseverança e paciência. O seu resultado irá aparecer e ser valorizado, mesmo que seja à longo prazo, e valerá a pena ter pago o preço.

Faça um comentário