Em tempos de crise, retração, economia parada e incertezas para todos os lados, a única coisa que eu posso recomendar a todos que estão lendo este artigo é: não fique sozinho, ou melhor, esteja conectado com uma rede de amigos, colegas, família, profissionais que possam lhe dar algum tipo de apoio no seu dia a dia. Isso fará uma grande diferença na sua vida.
Como estamos aprendendo juntos a maneira de nos reinventar numa situação em que estamos vivendo, essa troca de experiências entre os hoteleiros fará com que as melhores práticas do lado de lá e do lado de cá possam ser compartilhadas.
Isso contribuirá para todos saírem mais fortes, em especial algo que eu vejo por longos anos na indústria da hospitalidade: falta de união do trade.
Sim, a indústria da hospitalidade precisa se reinventar, principalmente no que envolve união e trocas das melhores práticas.
Como eu me preparo para isso logo ali na frente?
Geralmente os hoteleiros são otimistas, mas conheço muito investidor pessimista e aqui eu trago realidades sem me preocupar em massagear ego de ninguém.
O fato é que nesses tempos de situações adversas, ausência de fluxo de caixa, demissões em massa, hotéis não voltando mais à sua realidade, outros nem voltando mais, fechando literalmente suas portas, é necessário em caráter obrigatório estar 1000% aberto para tomar decisões extremamente difíceis na sua operação hoteleira.
Uma observação que está às claras a todos nós neste instante é que esta crise é volátil, ou seja, todo dia é uma caixa de surpresa totalmente diferente do que você viu ontem.
O amanhã já muda tudo e tudo é decisão de curto prazo que você tem que tomar.
Já falei aqui em outros artigos que seu planejamento de 2020 é para ser jogado fora ou colocado num quadro para daqui 20 anos você lembrar de que estabilidade não existe.
A lição é: não saia no seu negócio tomando decisões precipitadas ou impensadas.
Prováveis cenários: fique atento a eles
O desespero e a ansiedade fazem muito mal para a sua gestão hoteleira. Bernal não é guru da hotelaria e tão pouco é futurista na indústria da hospitalidade, mas existem cenários e possibilidades que podem acontecer daqui para frente.
- Quem tem pena é galinha, já dizia um grande hoteleiro no Brasil o qual admiro muito, ou seja, corte o que tiver que cortar, reduza o que tiver que reduzir. Agora é o momento de você garantir a sua sobrevivência e, sim, estamos novamente falando de caixa. Imagine que seu hotel está em coma neste período.
- Sabe aquela máxima de você antecipar os seus sonhos? Nem que seja financiado por 50 anos? Então, cuidado com esse risco, essa decisão pode levar seu negócio mais rápido para o buraco.
Antes eu queria aumentar a minha ocupação, ou melhorar a minha diária média, ou ter mais eficiência na minha rentabilidade, agora é 1000% preservar o seu caixa – patrimônio em geral.
Alguém que chegou até aqui, consegue prever até quando vai essa pandemia? Crise? 6 meses? 1 ou 2 anos?
Ninguém sabe, mas o que todos dizem e de fato acontece é que isso em algum momento vai passar, assim como tudo passa na nossa vida e com isso oportunidades virão em massa.
Não adianta inventar moda ou focar em outras situações. O foco agora é sobreviver. Sua empresa pode ter 5, 10, 30, 50, 100 anos, uma a cinco gerações, como de fato é a hotelaria no Brasil.
Portanto, preservar isso por mais longo prazo é realmente zelar pelo seu patrimônio.
Invista em quem está com você na crise
Os artigos e livros que escrevo não têm certo ou errado, e só coloco na íntegra aquilo em que eu acredito. Se eu pudesse registrar algo que futuramente fosse útil para o seu negócio, eu faria um exercício de continuar investindo na capacidade intelectual do meu time, das pessoas que estão comigo nesta crise, proporcionando a elas mais propósito, mais engajamento atrelado à cultura da minha empresa.
Talvez você nestes meses de pandemia não tenha comemorado pequenas vitórias e avanços com seu time. Faça isso. Só o fato de você não fechar seu hotel “eternamente” já é uma grande vitória junto com sua equipe.
Veja o que está acontecendo no mercado, receitas caindo drasticamente, clientes retomando lentamente, em especial durante os finais de semana, em função do segmento corporativo ainda não ter voltado 100%.
- Fórmula que todos nós sabemos de trás para frente: reduza seus custos fixos, equipes ou investimentos em marketing, por exemplo.
- Gestores estão diariamente explicando o inexplicável de forma muito transparente aos investidores – o apoio dos acionistas à gestão é fundamental. Aqui o pilar básico já sabemos que é a confiança entre as partes, base de tudo, não é?
- Para quem tem caixa, investidores de peso, estão olhando futuros negócios, novas operações hoteleiras, em especial aquelas que de alguma forma estão performando mais do que as outras – Pode ser uma oportunidade, não?
Aqui também já falei em outro artigo sobre a transformação digital das operações hoteleiras, que já começou muito antes da pandemia. Aproveite para atualizar suas operações, mas não aquela maquiagem fake que muitos fazem por ai.
O hóspede, aquele que mantém o seu negócio em operação, já sabe o que é bom e o que não é bom. Essa crise veio para nos dar um tapa na nossa cara, vamos acordar, sair da zona de conforto, vamos reaprender e nos reinventar nos nossos negócios. Não ignore a inovação e tão pouco a tecnologia.
Esse é o nosso momento para analisarmos com detalhes o nosso core business na integra. Como de fato está o seu negócio, continua valendo a pena? Conseguimos sobreviver mais 2 anos? E se vier uma outra pandemia, como será?
Se você não sabe, cuidado com as decisões que está tomando neste momento.
Sou ou estou hoteleiro e não gosto de gente? Esse é o momento ideal para você repensar a sua carreira. Para quem não se enquadra aqui e realmente escolheu a hotelaria como sua verdadeira carreira, este é o momento ideal para você se aproximar ainda mais da sua equipe e principalmente dos seus hóspedes.
Crie experiências incríveis
A chave do sucesso? Crie melhores experiências para ambos (funcionários e clientes). E o resultado você já sabe.
Não importa se estamos em pandemia, crises ou qualquer outra situação, esteja focado e faça o que tiver que fazer, continue acreditando que tudo passará e logo veremos uma grande luz no final deste túnel imenso da vida.
Falar ou escrever é muito fácil, o duro é agir na prática, mas é melhor ser otimista e ter muita empatia com tudo o que está à sua volta.
Paciência, estratégia e muita solidariedade. Ajude muito para ser ajudado quando necessário.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.