Quero compartilhar com você um dos maiores aprendizados que já tive e, entre outras competências, esta me capacita a ser CEO. Ter aprendido sobre Planejamento Estratégico foi, sem dúvida, uma das minhas maiores vivências com os norte-americanos, que carregam no DNA o planejamento como etapa essencial para qualquer negócio.
Antes de tudo, precisamos acabar com o pensamento de que o ano no Brasil começa após o Carnaval. Para o planejamento do ano seguinte, precisamos planejar em setembro ou outubro de cada ano. Como já estamos quase em novembro, se você ainda não planejou preciso dizer que você já está atrasado.
Como elaborar um bom planejamento
Um bom planejamento demanda entender o que foi realizado no decorrer do ano, comparar com os indicadores e estudar o que deu certo ou errado. Com tudo isso em mãos, envolver toda equipe de gestão, diretores gerentes, cargos estratégicos, e planejar para não correr o risco de errar feio na gestão da empresa.
Vou contar uma história que me tornou obstinado por planejamento. Ao longo de 15 anos, estive trabalhando na segunda maior administradora de hotéis do Brasil, a Atlantica Hotels. Ela foi fundada por americanos para administrar hotéis no Brasil de diversas bandeiras, como Marriot, Starwood, Carlson Rezidor, Choice Hotels International by Hilton Garden. Durante a minha permanência nesta importante empresa, pude trabalhar com diversos executivos de diversas áreas, operações, vendas, marketing, controladoria, finanças, alimentos e bebidas, etc.
A experiência de elaborar um planejamento estratégico
Dentre estas experiências à frente de vários empreendimentos, pude aprender e desenvolver com inúmeros profissionais o que é a experiencia de elaborar um planejamento estratégico, o qual neste artigo tentarei explanar de forma macro a minha visão deste importante tema, ou seja, como é elaborar um POA (Planejamento Orçamentário Anual) ou PE (Planejamento Estratégico). Cabe o registro de agradecimento a esta importante empresa, dentre todas que já trabalhei, pois o aprendizado nesse tema não tem preço.
1. Missão, visão, valores e objetivos estratégicos
Antes de tudo, no Brasil ainda existe uma forma de pensar que o ano começa somente após o carnaval. Verdade ou não? Essa percepção ou sentimento, na minha opinião, tem que acabar. Planejar é antecipação, deve ser feito agora, e não após o carnaval.
Primeiro de tudo: tenha em mãos sua missão, objetivos estratégicos, táticos e operacionais da empresa. Para que o seu planejamento seja consistente e não perca o sentido, de imediato , tem que estar definidos missão , visão e seus valores. Parece básico e óbvio, não é? Mas nem sempre é assim.
2. Definição dos KPIs
Tendo missão, visão e valores, vamos direto ao ponto, vamos para a ação. Elenco aqui algumas metas ou KPIs:
- Aumentar a satisfação dos nossos hóspedes em 30%
- Reduzir custos e despesas em 20%
- Aumentar a satisfação dos nossos funcionários em 30%
- Garantir uma entrega de alto nível na prestação de serviços – operações
- Qualidade, capacitação e acompanhamento da gestão
3. Transforme KPIs em números
Transforme as metas em números para que todos tenham em mente o que determinada meta significa. Tudo isso traduzindo em números, ou seja, os indicadores ou KPIs, senão de nada vale seu esforço na empresa.
- Projeção das vendas para 2020 em números
- Projeção dos custos, despesas em números
- Investimentos na operação em números
- Quanto a nossa empresa precisa faturar para pagar as contas?
- Qual é o nosso ponto de equilíbrio mensal?
- Que tipo de investimentos vamos realizar para manter o nosso produto hoteleiro atualizado?
Porém, se houver números sem acompanhamento o planejamento não serviu para nada. Por isso, é obrigação de uma gestão eficiente e eficaz realizar sempre o acompanhamento do controle orçamentário, o famoso budget.
E, claro, as mudanças ao longo do percurso do ano acontecem e isso é totalmente normal. Agora, quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve. E muitas vezes esse caminho é um barco à deriva.
O planejamento nos dá a visão de onde queremos chegar, enquanto o plano operacional o curso do barco até lá. Vamos cultivar a prática do planejamento nas nossas empresas. Isso nos dá competitividade e perpetua nossas organizações.
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.