Existem pessoas e empresas especializadas no nosso setor de hotelaria que podem agregar muito valor nos ajudando muito a visualizar o futuro da nossa indústria.
Nos meus artigos, eu trago provocações saudáveis, aquilo em que eu acredito baseado unicamente na minha vivência hoteleira e todos os conteúdos que tenho pesquisado no mundo todo.
O nosso universo hoteleiro já está sofrendo uma grande mudança no poder de decisão de compra e o que nos cabe enquanto responsáveis e empreendedores neste segmento é nos preparar para estas mudanças, que são inevitáveis.
O que eu, Bernal, consigo visualizar no nosso segmento para 2021? Aqui vou concentrar os meus palpites, que muitos chamam de tendências da hospitalidade.
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Sustentabilidade é o futuro para a nossa hospitalidade
O que eu quero dizer com isso é que você precisa olhar para o seu negócio lá na frente, ou seja, conhecer quem vai efetivamente usar, comprar o seu hotel.
O seu futuro hóspede um pouco lá na frente vai querer se hospedar em hotéis que lhe ofereçam sustentabilidade e isso pode parecer “absurdo” para este momento, mas é uma das tendências que vai lhe exigir esse enquadramento no seu negócio e você não poderá evitar.
Caso queira que a sua operação hoteleira esteja com uma ocupação no mínimo que lhe dê o BEP (ponto de equilíbrio). Seu futuro cliente irá lhe “pedir” que você apoie questões socioambientais.
Portanto comecem a mostrar isso ao mercado, desde já. Aqui deixo uma reflexão para todos nós. Seu hotel/resort tem impactado o que na sua região, estado, mundo?
Você vai precisar transmitir essa confiança para seu cliente. Pode parecer exagero, mas sua equipe de vendas vai precisar apresentar o seu produto muito além do tamanho do quarto, localização, café da manhã, etc.
Seria muito bom que o seu time de vendas saiba também tudo o que o seu hotel faz em termos de sustentabilidade, saúde, bem-estar, criando uma experiência de conexão com seus valores para seus hóspedes.
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Pensar e agir pequeno dá o mesmo trabalho que pensar e agir globalmente
Pode parecer estranho, mas por que eu não posso ter um % considerável de clientes que possam vir além da minha área primária, secundária, mercados domésticos?
Será que o meu produto hoteleiro não consegue realizar um trabalho de forma internacional para que eu possa receber clientes além do meu dia a dia?
Daqui a pouco, as fronteiras reabrem, haverá um acompanhamento melhor para o tratamento da Covid-19 e as pessoas estarão sedentas por viajarem para o mundo inteiro.
O que eu visualizo é que haverá um aumento significativo de inúmeros mercados planejando, buscando e realizando viagens internacionais. Hoteleiros, vocês não podem se dar ao luxo de ignorar os efeitos desta globalização.
Isso já está acontecendo há muito tempo e cada vez mais com solidez. Sua equipe de vendas já deveria estar olhando para estes inúmeros mercados, pois acredito que há grupos internacionais dispostos a viajar para o Brasil como nunca antes e vocês estão esperando o que para colocar suas estratégias de visibilidade para atrair esses grupos, eventos para o seu hotel?
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Evolua ou morra
Quem lá atrás torceu o nariz para o Airbnb, agora está tendo que engolir a seco, pois ele se torna cada vez mais forte na indústria da hospitalidade. Por outro lado, ou você, como prestador de serviços, melhora ou morre.
Hoteleiros tiveram que se reinventar e buscar melhores práticas do seu mercado. Palavras-chaves para a hotelaria do futuro: criatividade, compartilhamento, acessibilidade, flexibilidade, experiências, limpeza, localização, ser autêntico, sustentável.
E isso na minha visão, é um enorme valor da hotelaria que o Airbnb muitas vezes não consegue oferecer.
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Reinvenção constante
Grandes hotéis, resorts com infraestruturas enormes de eventos terão seu pico normalizado e continuarão a crescer. Muitos já se reinventaram para gerar pequenas demandas. Logo, continuem sendo “agressivos”.
Acredito que haverá um crescimento decente nos próximos anos. Diante desta percepção saudável para o mercado lá na frente, reforço aos hoteleiros que continuem reinvestindo em suas propriedades, renovem suas operações, se tornem cada vez mais competitivos.
Porém, sem esquecer o seu principal investimento que são as PESSOAS. Treinem, treinem, capacitem, capacitem, orientem, orientem, peguem na mão e façam as pessoas entenderem sua missão, visão, valores e principalmente seu propósito como negócio.
A hotelaria do futuro continuará sendo alimentos e bebidas, viagens, experiências, turismo, hospedagens, entretenimento e lazer.
Essa é a nossa essência e o Brasil é muito rico e pode agregar muito valor para esta indústria cada vez mais e mais.
Eu acredito piamente que, com a profissionalização da nossa indústria, será cada vez mais e mais exemplo de hospitalidade para o mundo inteiro. Que venha 2021!
@NilsonBernalHospitality
Co-Founder and CEO da Plataforma Bymschool. Consultor na área da hotelaria e hospitalidade, palestrante e escritor. Atua na Indústria de hospitalidade há mais de 25 anos em companhias como Complexo Jurema Águas Quentes Resorts, Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels International. É embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris). Membro Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão desde abril/2019. Atualmente mora nos EUA estando a frente de vários projetos.